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Mal-estar durante a gravidez

11 May, 2016 , ,
Imagem de mulher com mal-estar e texto: como diminuir o mal-estar durante a gravidez

O mal-estar é uma das coisas que geralmente despertam o alerta sobre uma possível gravidez quando o sintoma é acompanhado do atraso da menstruação. Apesar de que nem todas as mulheres vão sentir este mal-estar e a maioria sentirá apenas por um período curto de tempo do primeiro trimestre da gravidez, há formas de reduzir esta indisposição e sentir-se bem desde o começo da gestação.

O mal-estar que vem na forma de tontura é algo totalmente comum na gravidez, mas não por isso é preciso aguentar esta sensação ruim. Existem alguns cuidados que podem ser adotados para minimizar os sintomas e evitar que eles interfiram de forma negativa na gravidez.

Por que acontece o mal-estar na gravidez?

Como dito, é típico sentir mal-estar durante a gravidez, assim como enjoo e alterações intestinais. Todos esses sintomas costumam acontecer durante o primeiro trimestre da gravidez. A primeira coisa a saber sobre isso é que não implica que exista algo grave acontecendo, mas se o mal-estar é muito constante e forte é preciso consultar o especialista rapidamente.

O mal-estar costuma desaparecer no final do primeiro trimestre da gestação, porém, você precisa saber que algumas gestantes chegam a ter esse sintoma durante toda a gravidez. Por que acontece? São várias as possíveis causas:

– O crescimento de mais vasos sanguíneos no começo da gestação, bem como a pressão do útero em expansão sob os vasos sanguíneos pode provocar o mal-estar.

– A respiração também muda durante o período gestacional, sendo a hiperventilação algo mais fácil de acontecer. Seu ritmo de respiração aumentará com o objetivo de aportar mais oxigênio para o bebê, e isso, pode causar incômodo.

O estado de ânimo durante a gravidez é algo que pode variar muito principalmente pelas mudanças hormonais. O estresse e a ansiedade podem influenciar muito no mal-estar.

Como evitar o mal-estar durante a gravidez?

Ainda que o mal-estar não seja necessariamente um motivo para preocupação, é positivo evitar esta moléstia para ter uma gravidez mais tranquila e prazerosa. Aqui vão algumas dicas para te ajudar a sentir-se melhor:

  • Evite situações que provocam sufocos e calor excessivo, como por exemplo praticar exercícios em horas de muito calor ou em ambientes pouco ventilados.
  • Cuidado na hora de escolher as roupas, durante a gravidez existem opções para estar bem vestida e também cômoda. Roupas muito justas devem ser evitadas para não pressionar ainda mais o fluxo sanguíneo.
  • Durma virada para o lado esquerdo para facilitar o fluxo do sangue aos órgãos. Evite dormir de barriga para cima principalmente nos últimos meses de gestação para evitar que a pressão do peso do bebê cause problemas de circulação.
  • Cuide da alimentação e mantenha-se sempre hidratada. Não fique períodos muito longos sem se alimentar, e pense em uma dieta durante a gravidez onde você coma durante intervalos menores quantidades mais reduzidas de comida. Além disso, tenha sempre uma garrafa de água à mão para manter-se hidratada, principalmente em épocas de muito calor.
  • Evite movimentos bruscos. Se você pratica atividades físicas durante a gravidez, escolha exercícios menos intensos. Levante-se devagar e procure não ficar muito tempo em pé.
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