Principais causas de sangramentos na gravidez

28 September, 2016
Principais causas de sangramentos na gravidez. Imagem de gestante pensativa.

O sangramento durante a gestação, mesmo sendo leve é conhecido como hemorragia. Este sintoma, quando relacionado com o período de nidação no começo da gravidez atinge de 20 a 30% das gestantes, não é um sinal de perigo. Porém, em outras situações sempre deve ser considerada como um motivo de alerta.

As hemorragias que ocorrem no segundo ou terceiro trimestre da gestação devem ser avaliadas pelo obstetra com urgência. Apesar disso, normalmente será algo que poderá ser solucionado sem colocar a gravidez em risco. O sangramento durante a gravidez será um problema grave somente em uma de cada dez gestações.

Se por um lado não é preciso entrar em pânico, por outro é importante consultar o médico o mais rápido possível, principalmente se o sangramento estiver acompanhado de dor.

Possíveis causas do sangramento durante a gestação

Durante a gravidez, diferentes fatores podem provocar sangramentos. Conheça e fique atenta às possíveis causas de origem:

  • Relações sexuais. É possível que durante ou depois de manter relações sexuais as gestantes notem um pouco de sangramento. É bastante natural que o namoro seja a causa de uma irritação no colo uterino. Mesmo que geralmente essa causa não seja um risco, é recomendável consultar o médico para comprovar a origem do sangramento. Lembrando que as relações sexuais não afetam a saúde do bebê e, portanto, não estão proibidas, a não ser nos casos onde o obstetra indique.
  • Sangramento de nidação. A nidação, conhecida também como implantação do embrião nas paredes do útero materno é um processo que pode gerar sangramento em cerca de 30% das mulheres. A nidação muitas vezes é confundida com a menstruação porque pode ocorrer em um período onde a mulher estaria menstruando caso não estivesse grávida.
  • Gravidez ectópica. Este tipo de gravidez, que normalmente ocorre nas Trompas de Falópio quando o óvulo fecundado não chega ao útero, onde deveria fixar-se. A gravidez ectópica é uma condição grave que pode colocar a saúde da mulher em risco. Além do sangramento, outro sintoma é uma forte dor abdominal. Por isso, em caso de sangramento acompanhado de dor, é fundamental não demorar para consultar um especialista.
  • Aborto espontâneo. Infelizmente é um dos sangramentos mais comuns durante a gravidez, razão pela qual o sangramento seja tão temido. É mais comum no primeiro trimestre e vem acompanhado de dor abdominal e sangramento com coágulos.
  • Deslocamento da placenta. Esta é outra possível causa bastante preocupante porque pode colocar em risco de vida a mãe e o bebê. O sangramento pode ocorrer como consequência do descolamento parcial ou total da placenta na parede uterina. Nestes casos, é fundamental a intervenção médica.
  • Gravidez molar. Ocorre quando o útero materno não desenvolve um bebê, mas sim uma massa de tecido anormal considerado um tumor benigno.
  • Câncer pode ser outra muito pouco provável, porém possível, causa de sangramento. O que levaria a uma situação especial com um procedimento individualizado a cada caso.
  • As infecções no colo uterino ou vagina também podem ser um dos motivos de sangramento.

Como visto, existem diversos tipos de sangramentos na gravidez, cada um com sua respectiva causa. Enquanto alguns são bastante perigosos, outros não oferecem riscos. Como gestante, não coloque em risco sua saúde e do seu bebê, diante de qualquer episódio de sangramento consulte seu obstetra.

Tenha uma gravidez mais tranquila descartando os riscos de alterações cromossômicas no bebê

Durante o desenvolvimento do feto podem ocorrer alterações cromossômicas que provocam doenças como a Síndrome de Down e outras trissomias ou monossomias.

Estas anomalias não provocarão sintomas ou sangramentos durante a gravidez, por isso, para estar segura que tudo vai bem com o bebê, a partir da décima semana de gestação é possível realizar um teste genético de pré-natal que descarta o risco da Síndrome de Down com 99,9% de precisão, além de também descartar outros riscos de alterações cromossômicas que podem afetar o bebê.

O teste pré-natal não invasivo (NIPT) NACE é seguro para todas as gestantes, pois é realizado a partir de uma amostra de sangue materno, similar ao procedimento de exame de sangue comum.

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.

subir

Pin It on Pinterest