Dicas para montar o enxoval de bebê ideal
Principalmente para as mamães de primeira viagem, montar o enxoval de bebê pode ser o momento em que várias dúvidas aparecem. É importante saber que alguns itens são indispensáveis – e inclusive devem estar na sua mala de maternidade – e outros são opcionais.
Siga nossos conselhos a seguir para descobrir quais roupinhas e produtos são essenciais para os primeiros meses do bebê e o que deve ser diferente para os que nascem em temporadas quentes ou frias.
Itens indispensáveis para o enxoval
Alguns itens são essenciais e devem estar presente em todo o enxoval, independente da época de nascimento ou sexo do bebê:
– Pano de boca ou fralda de pano: multiuso, compre pelo menos seis deste item que serve para cobrir o espaço onde o bebê dormirá, proporcionar mais conforto durante a amamentação e limpar vazamentos de leite.
– Fraldas descartáveis: no momento do enxoval, evite fazer estoque de fraldas do mesmo tamanho e marca – já que o bebê pode nascer grande ou apresentar alergia a algum tipo de material. Assim, você evita o desperdício de dinheiro e itens.
– Lenços umedecidos: assim como a fralda de pano, ele possui muitas funções – que vão desde limpar o bumbum, mãozinhas, pé e algum item que tenha ficado sujo – e vai acompanhar o bebê desde o nascimento até o terceiro ano de vida.
– Pomada antiassadura: você pode comprar algumas marcas diferentes para testar e ver qual é a melhor para o bebê. Ela é indispensável para garantir a saúde e conforto da criança e deve ser aplicada a cada troca de fralda.
– Itens leves: a hora de selecionar o carrinho do bebê, escolha um modelo leve e que seja dobrável, assim não ocupará tanto espaço na casa e no carro. Também fique atenta ao tamanho da mala, o ideal é escolher duas: uma para viagens e quando for passar muito tempo fora de casa, e outra menor, com apenas itens indispensáveis para passeios do dia-a-dia.
Enxoval de bebê para o calor
Para os nascidos no calor, o enxoval de bebê deve ser mais leve e com mais trocas de roupa disponíveis – já que os banhos se tornam mais frequentes. Na lista a seguir estão as roupas necessárias para os três primeiros meses de vida:
- 12 “bodies” de manga curta (6 de tamanho RN se o bebê for pequeno);
- 8 “bodies” de manga comprida (4 de tamanho RN se o bebê for pequeno);
- 12 calças do tipo “mijão” e 2 calças de moletom;
- 4 camisetas tamanho P;
- 6 macaquinhos de perna curta para banho de sol;
- 10 macacões de pernas e mangas compridas, feitos de tecido leve como algodão;
- 4 casaquinhos de lã ou moletom grosso, para dias mais frios;
- 6 pares de meias;
- 3 toalhas de banho com capuz;
- 2 chapéus para sol;
- 2 mantas de algodão e 1 xale de lã.
Enxoval de bebê para o frio
Com a lista a seguir é possível vestir o bebê com conforto, de seu nascimento até o terceiro mês. Se você não possui o costume de lavar roupa várias vezes por semana ou as roupas demoram a secar, aumente a quantidade de itens:
- 12 “bodies” de manga comprida (6 de tamanho RN se o bebê for pequeno);
- 8 “bodies” de manga curta (4 de tamanho RN se o bebê for pequeno);
- 12 calças do tipo “mijão” com pé e 4 calças de moletom;
- 4 camisetas de manga comprida tamanho P;
- 14 macacões de pernas e mangas compridas, dê preferência para o mais grossos, como os feitos de plush;
- 8 casaquinhos de lã ou moletom grosso;
- 2 jaquetas com capuz;
- 6 pares de meias;
- 3 toalhas de banho com capuz;
- 2 toucas;
- 2 pares de luva, sem divisão de dedos;
- 1 manta de algodão e 2 xales de lã.
Dicas importantes
- Depois do nascimento, quando o bebê tiver se adaptado a uma determinada marca, opte por comprar fraldas em pacotes maiores.
- Você pode pedir itens de higiene infantis (como shampoo, condicionador, sabonetes, óleos de massagem e colônia) no chá de bebê.
- Aproveite itens repassados por familiares e amigos. Roupas do tamanho RN e de festa são muito pouco usadas, portanto, busque economizar nestes itens que não farão parte do dia-a-dia do bebê.
- Liquidações de fim de estação são ideias para comprar roupas maiores, que o bebê usará em 6 meses, por exemplo.
- Itens como mamadeira, sapatinhos e canguru são importantes, mas não indispensáveis. Você pode esperar o nascimento para escolher o melhor modelo e tamanho para o seu filho.