Dor na gravidez é sinal de perigo?

foto de grávida pensativa sobre dor na gravidez e texto: Dor na gravidez, quando é normal e quando é um risco

A partir do positivo de gravidez o corpo da futura mãe começa a mudar. Com a evolução da gestação, principalmente a partir do segundo trimestre, se você está grávida provavelmente vai sentir alguma dor na região da barriga. Muitas dessas dores fazem parte da gravidez, mas como saber quando a dor na gravidez é um sinal de perigo?

O normal é que toda grávida se preocupe cada vez que sinta dores durante a gravidez. Qualquer pequena pontada que seria ignorada em outros momentos da sua vida vai parecer um sinal de perigo agora que você carrega uma vida dentro de você.

Felizmente na maioria das vezes você não vai precisar se preocupar, principalmente se está fazendo um bom pré-natal. Para tranquiliza-la, por isso, aqui apresentamos algumas causas de dor na gravidez e dicas para você reconhecer o que pode representar algum risco para você ou para o bebê.

Dor na gravidez é normal?

Dor na gravidez, principalmente na região abdominal, é um sintoma comum por conta do crescimento da barriga. Esta dor pode aparecer por vários motivos, mas principalmente as mães de primeira viagem estarão preocupadas sobre o que é ou não é normal, por não terem vivido uma experiência anterior. Por outro lado, mães experientes também podem ter dúvidas, porque a segunda gravidez pode ser totalmente diferente da primeira.

Origem da dor na gravidez que é normal

A tarefa de carregar um bebê dentro do seu corpo não é simples. Tanto os músculos, quanto os ligamentos precisam se adaptar ao crescimento do bebê, bem como os órgãos, que vão mudando de posição de forma progressiva na medida em que o bebê precisa de espaço.

A dor abdominal pode acontecer quando a gestante realiza algum movimento brusco ou quando espirra, por exemplo. Essa dor será pontual e no caso não há razão para preocupar-se. No entanto qualquer dor na gravidez que seja constante deve ser comunicada ao obstetra imediatamente.

Causas mais comuns de dor na gravidez

– Crescimento da barriga: Durante o segundo trimestre da gravidez a dor abdominal pode acontecer com mais frequência, pois nessa etapa a barriga começa a crescer rapidamente. Essas dores costumam acontecer nos ligamentos redondos do útero, ou seja, região que vai da virilha ao quadril. A dor pode chegar a ser intensa, por isso, faça um repouso e observe que com o descanso sua intensidade vai diminuir.

Digestão difícil: Outra causa de dor durante a gravidez são os problemas digestivos. Intestino preso, prisão de ventre e gases, além do inchaço provocado pela digestão lenta que a própria gravidez provoca, pode causar dor. O tipo de dor relacionado a estas causas será igual ao que você pode ter sentido alguma vez sem estar grávida, pois são de sintomas relacionados com a digestão que todo mundo já sentiu alguma vez.

Contrações de treinamento: Na metade do período da gravidez, aproximadamente na semana 20, você pode sentir as dores provocadas pelas Contrações de Braxton-Hicks. Estas dores são pouco frequentes e irregulares, mas não são preocupantes. Se você sentir contrações regulares e dolorosas é preciso entrar em contato com o obstetra para descartar o risco de parto prematuro.

Quando a dor na gravidez precisa ser analisada com urgência?

Se a dor abdominal sentida está localizada no centro da pélvis, é intensa e é acompanhada de sangramento ou um fluxo marrom, procure atendimento médico o mais rápido possível. Neste caso o tipo de dor é parecido à cólica menstrual e precisa ser analisado com urgência ainda que não necessariamente signifique que está acontecendo algo grave, mas sim o obstetra deve ser consultado para garantir uma gravidez saudável e proteger o bebê de qualquer ameaça.

Quer receber grátis o ebook Como saber se meu bebê vai nascer saudável?

como saber se meu bebê é saudável

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest