Confira alguns cuidados para engravidar e manter seu corpo saudável

19 January, 2016 , ,
imagem de duas grávidas e texto: Cuide do corpo para engravidar. Logo Igenomix
Muitas mulheres sonham em ser mãe um dia. Quando esse momento chega, alguns cuidados para engravidar são indispensáveis e, mesmo antes desse período, é ideal que a mulher mantenha o corpo em ótimas condições até mesmo para sua saúde. É bom pensar no planejamento quando se torna concreta a ideia de ter um filho. Assim, as mudanças na alimentação e estilo de vida podem fazer a diferença no processo.
Caso você já tenha problemas de saúde, como diabetes, é provável que o tratamento seja modificado antes da gestação. Marque uma consulta com o médico para que haja um acompanhamento de até 3 meses antes de começar a tentar engravidar. Assim, o risco passar por dificuldades durante a gravidez diminui bastante.
Além disso, procure um dentista e, caso necessite, faça o tratamento dentário antes de engravidar. A gravidez pode favorecer o aparecimento de cáries e problemas de gengiva. Este é o momento perfeito para tomar os devidos cuidados e fazer qualquer procedimento que exija o uso de antibiótico ou anestesia.
Alimentação saudável
Se você tem uma alimentação saudável antes de engravidar, provavelmente terá os nutrientes necessários para apoiar o bebê em seu desenvolvimento. Faça refeições regulares e equilibradas. Frutas e legumes são bem bem-vindos, mas reduza os alimentos industrializados, como “fast food”. Com esses cuidados a gravidez terá mais chances de ser saudável. Quanto mais saudável você se manter, mais garantia você terá da boa saúde do seu bebê, além do conforto e bem-estar para você mesma.
Alguns especialistas afirmam que a mulher que está pensando em engravidar deve ter uma alimentação rica em grãos refinados, vegetais e frutas bastante coloridas todos os dias. Afinal, todos esses alimentos se transformam em antioxidantes e fito químicos, fazendo bem para a saúde de forma geral, incluindo a fertilidade. 
Exercícios físicos
Praticar exercícios físicos faz bem para qualquer pessoa. Mas para as mulheres que pretendem engravidar, pode ser ainda melhor, pois o excesso de peso pode diminuir as chances de gravidez. A prática de caminhada de 30 a 40 minutos, 3 vezes por semana, já é o suficiente para dar aquela ajuda à mulher que sonha em ser mãe. Além de ser algo saudável, você pode manter o corpo em forma, melhorar o humor e diminuir o estresse, que quando alcança altos níveis pode influenciar no equilíbrio hormonal e, consequentemente na fertilidade.
Ácido Fólico
O ácido fólico é um tipo de vitamina que pode ser encontrada em vários tipos de alimentos. Conhecida como B9, a vitamina é muito importante para o crescimento e desenvolvimento do corpo humano. É ela quem participa da formação e também da multiplicação de todas as células do organismo. O ácido fólico deve ser ingerido pelo menos 3 meses antes de engravidar, pois ele irá ajudar muito na prevenção de malformações fetais graves, principalmente  as que envolvem problemas cardíacos, faciais e de fechamento do tubo neural. O ácido fólico pode ser encontrado em farmácias e posto de saúde.
Cigarros e bebidas
Para ter uma gravidez sem risco e saudável, a mulher deve suspender o consumo de determinados medicamentos, drogas, cigarro ou álcool. Além de serem danosos para o bebê, podem reduzir a fertilidade. Antes de tentar engravidar, é preciso que a mulher largue o cigarro para livrar o organismo dos males da nicotina. E o mesmo vale para as bebidas alcoólicas, que afetam diretamente na qualidade dos óvulos. 
 
subir

Pin It on Pinterest