Tratamento de dente na gravidez: o que você pode fazer

tratamento de dente na gravidez

Gestantes podem ir ao dentista? Existe o tempo certo para fazer um tratamento de dente durante a gravidez? Problemas dentários podem prejudicar o bebê?

Estas são algumas das perguntas que podem passar na cabeça de uma gestante, já que, neste período, as variações hormonais podem surpreendê-la ao aumentar a sensibilidade dos dentes e gengivas, causar placas e sangramentos, além de favorecer o aparecimento de cáries.

Portanto, optar por uma alimentação saudável, evitando o consumo de doces e carboidratos que agravam problemas bucais, é muito importante. Toda a grávida também deve conhecer qual tratamento de dente e cuidados devem realizar no período.

 

Previna-se contra problemas bucais

Durante a gravidez, toda gestante pode passar por consultas para avaliação da condição de sua saúde bucal. Assim, o dentista pode avaliar a necessidade de fazer uma limpeza ou uma aplicação de flúor e antissépticos, tudo para promover a prevenção do aparecimento de problemas bucais.

Estes métodos preventivos são importantes, e podem ser iniciados por mulheres que ainda não estão grávidas, mas já estão planejando se tornarem mães em um curto período de tempo.

Durante a gestação, os tratamentos ajudam a evitar problemas nas gengivas e o surgimento de cáries, portanto recomenda-se que a visita a um profissional de saúde bucal de duas a três vezes durante a gravidez.

 

Qual tratamento de dente pode ser feito?

Um tratamento de dente durante a gravidez exige um profissional competente e que conheça qualquer tipo de complicação, alergia ou alteração vivenciada pela gestante. Anestesias, por exemplo, devem ser evitadas ao máximo, e só realizadas com substância bem aceitas pelo organismo humano e que não comprimam os vasos sanguíneos.

Cirurgias, implantes e restaurações estéticas, portanto, devem ser realizados preferencialmente após o nascimento de bebê. Em casos emergenciais, o dentista ou cirurgião buco-maxilo-facial pode realizar procedimentos provisórios, buscando o alívio da dor e evitando complicações futuras.

Radiografias estão proibidas, e são feitas apenas em casos emergenciais e com toda a proteção necessária.

bebê nascerá saudável


O melhor período para visitar o dentista

Apesar de procedimentos preventivos estarem liberados, é indicado que a futura mamãe consulte o dentista durante o segundo trimestre de gravidez.

O 1º trimestre é o mais importante para a correta formação do bebê, dessa maneira é importante evitar que a gestante tenha contato com remédios e outras substâncias médicas. Já no terceiro trimestre, como as futuras mamães costumam ficar muito ansiosas, evitar qualquer estresse é importante.

Nesse período as consultas odontológicas devem ser rápidas, com um profissional de total confiança e ambientes agradáveis para a gestante.

 

A amamentação prejudica os dentes?

A amamentação não provoca o enfraquecimento ou problemas dentários. Por isso, não há nenhuma razão médica para que a mulher evite esta ação – que é tão importante para a saúde do bebê e criação de laços entre mãe e filho.

Converse com seu médico sobre as mudanças alimentares que devem ser feitas durante o período de aleitamento e inclua no cardápios comidas ricas em cálcio, isso evitará qualquer problema ósseo.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest