Posso tomar suplemento alimentar na gravidez?

Suplemento alimentar-e-gravidez-combinam

Assim como qualquer medicamento, o suplemento alimentar só deve ser utilizado por uma gestante se houver a recomendação médica de um profissional de confiança e que esteja acompanhando o pré-natal.

Porém existem algumas vitaminas específicas que podem e devem ser repostas ou suplementadas para garantir o correto desenvolvimento do feto e uma gravidez completamente saudável para a mulher.

 

A importância do ácido fólico

Para mulheres que estão planejando engravidar, o ácido fólico pode começar a ser tomado três meses antes da concepção. Para as que já estão esperando um bebê, essa vitamina (também conhecida como vitamina B9) é fundamental no 1º trimestre de gravidez.

Com o ácido fólico é possível evitar má formação como anencefalia, causadora de óbito pós-nascimento, e a espinha bífida no bebê, responsável por fraqueza e paralisia nas pernas, além de problemas na coluna e no controle urinário e intestinal. Por isso, ele é de grande importância para o início da gestação, quando o cérebro e coluna vertebral são formados.

 

Evitando a anemia com suplemento alimentar

Mulheres com tendência a desenvolver anemia podem usar um suplemento alimentar para repor o ferro, de forma preventiva. A placenta e o bebê em desenvolvimento consomem cerca de 20% do ferro circulante no sangue materno, por isso repô-lo é necessário muitas vezes.

Mas nem só a falta de ferro provoca a doença. O consumo da vitamina B12, por exemplo, também ajuda a evitar e tratar a anemia, já que aumenta a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue e diminui o cansaço excessivo.


bebê nascerá saudável


Controle nutricional é fundamental

Mais importante do que tomar qualquer suplemento alimentar é realizar o controle nutricional – o que muitas mulheres não fazem durante a gravidez. Consumir vitamina A em exagero, por exemplo, pode levar a alguma má formação no feto, dessa maneira evitar alimentos que possuem esse nutriente em excesso é importante.

Além disso, mulheres grávidas devem evitar cafeína, carnes cruas e produtos não-pasteurizados. Recomenda-se, então, que a gestante visite um nutricionista quando descobrir a gravidez. Fazendo isso ela terá noções do que está faltando no seu organismo, quais alimentos devem ser evitados e quais suplementos devem ser tomados, de acordo com seu histórico de saúde.

O desenvolvimento do feto depende totalmente dos nutrientes oferecidos pela mãe. Qualquer falta ou excesso pode afetar diretamente a saúde do bebê. Por isso, as futuras mamães devem prestar atenção redobrada com o consumo de alimentos.

Você pode conferir três cardápios para gestantes com diferentes necessidades nutricionais. Contudo, o mais importante é conversar com o obstetra e com um nutricionista experiente em dietas para grávidas. Assim você garante a saúde do seu bebê e o seu bem-estar durante esse período tão importante.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest