Exames de pré-natal para o terceiro trimestre de gravidez

Qual-exame-fazer-durante-o-3--trimestre-de-gravidez

Você entrou no terceiro trimestre (e último) de gravidez! Isso indica que você já passou por todos os principais exames para acompanhar o desenvolvimento de órgãos e estrutura óssea do seu bebê e já realizou testes para checar a sua saúde no primeiro e segundo trimestres.

Ao mesmo tempo em que se preocupa com os preparativos para o nascimento, você deve continuar fazendo seu pré-natal em dia. Isso garantirá que sua gestação continue tranquila e evitará o parto prematuro e outros problemas.

Aqui, iremos listar os principais exames que uma gestante no terceiro trimestre deve fazer – sempre lembrando que em casos de gravidez de risco os cuidados aumentam e devem ser indicados especificamente pelo seu obstetra.

Exames para o terceiro trimestre de gravidez

O terceiro trimestre é o período entre a 28ª semana de gestação até o nascimento. Nesse momento, todos os exames são voltados para acompanhar o final do desenvolvimento do bebê e controlar a data do seu nascimento:

– Controle da pressão arterial: importante em todas as fases da gravidez, essa medição evita o parto prematuro ou a eclampsia (que pode acontecer quando a pressão da gestante está muito alta).

– Ultrassom obstétrico: no último trimestre, ele é focado na verificação do líquido amniótico, do estado da placenta e do posicionamento do bebê no útero.

– Perfil biofísico fetal: feito a partir da 28ª semana, o exame avalia a quantidade e a qualidade do líquido amniótico, a frequência cardíaca e os movimentos físicos e respiratórios do bebê.

– Ecografia: feita a partir da 33ª semana, a ecografia identifica a posição do feto (que deve estar de cabeça para baixo), avalia a quantidade de líquido amniótico e como está o final do desenvolvimento do bebê.

– Exame da secreção vaginal: o teste é feito na 35ª em busca da bactéria estreptococo B, que pode provocar infecções e o parto prematuro.

– Altura da barriga: esse é um exame físico, também chamado de medida da altura uterina, para acompanhar o crescimento do bebê. Na 28ª semana a barriga precisa ter em torno de 24 centímetros; na 32ª, 27cm; na 26ª, 30,6cm e na 40ª semana, 32 centímetros.

O pré-natal garante uma gestação tranquila

No último mês de gravidez, é comum ir ao médico toda semana para evitar qualquer complicação. Além disso, você deve estar sempre em contato com o seu obstetra (por telefone, por exemplo) para tirar qualquer dúvida.

Realizando todos os testes listados acima, e outros indicados especialmente para você, aumentam as chances de você ter um parto totalmente tranquilo e uma recuperação mais rápida.

Lembre-se que no último trimestre você também pode pedir um ultrassom 3D ou 4D que mostram o bebê com alta qualidade de imagem. Você pode guardar a gravação dessa ultrassonografia para sempre relembrar esse período tão especial.

subir

Pin It on Pinterest