Dor no ovário na gravidez
A dor nos ovários na gravidez, especialmente no primeiro e segundo trimestres, é bastante frequente como resultado das mudanças que estão ocorrendo no corpo da mulher. Entretanto, se a dor se tornar crônica ou intensificar procure seu médico para identificar a causa específica do problema e prescrever o tratamento mais apropriado.
Principais causas da dor nos ovários durante a gravidez
Mudanças típicas do período gestacional
A dor nos ovários durante a gravidez, que muitas vezes pode lembrar o desconforto habitual da menstruação, é frequentemente causada, como já foi dito, pelas mudanças que ocorrem no seu organismo:
- Aumento do tamanho do útero. Pode causar câimbras ou tensão abdominal, especialmente durante o primeiro trimestre. Em geral, é uma dor de baixa intensidade que gradualmente desaparece à medida que a gravidez progride.
- Contrações de Braxton Hicks. São câimbras leves ou pequenas contrações que ocorrem no segundo trimestre, pois o útero está se preparando para o parto.
Se você está grávida e sofre de dor abdominal ao fazer um movimento repentino, ou mesmo quando espirra, não se preocupe. É muito comum e, certamente, trata-se de um incômodo pontual. Problemas digestivos comuns, como constipação gasosa, inchaço ou digestão lenta, geralmente são agravados na gravidez e podem causar desconforto e dor na região abdominal.
Complicações da gravidez
A dor nos ovários pode ser um sinal de que há algo de errado com a gravidez, embora nesses casos seja geralmente acompanhada por outros sintomas. Estes são os principais:
-
Gravidez ectópica
A gravidez ectópica é aquela que ocorre fora do útero. É uma situação que requer atenção médica imediata e, entre os vários sinais de alerta, a dor nos ovários é um deles, além de: sangramento vaginal irregular, náusea, vômito ou turgescência mamária.•
-
Risco de aborto
A combinação de dor ovariana com cólicas constantes e intensas e, ocasionalmente, sangramento vaginal pode indicar risco de aborto. Embora sejam sintomas que devem ser considerados e requerem atenção médica, em muitos casos é suficiente repousar em casa para que a situação se normalize e a gravidez possa ser completada com sucesso.
Aborto espontâneo
Quando ocorre um aborto espontâneo, o colo do útero se abre, produzindo dois sintomas muito notáveis: sangramento vaginal abundante e dor abdominal intensa devido a contrações uterinas que estão ocorrendo.
Patologias importantes, como a Doença Inflamatória Pélvica ou a síndrome dos ovários policísticos, causam vários sintomas, sendo um deles a dor nos ovários.
O que fazer ao sentir dor nos ovários durante a gravidez?
Caso sinta dor na região pélvica ou dor nos ovários durante a gravidez, consulte o seu médico para descartar qualquer complicação, especialmente se a dor persistir com o tempo, se for intensa ou acompanhada de outros sintomas, como sangramento, vômito ou náuseas.
Nesses casos, é provável que a equipe médica recomende repouso. Além disso, existem soluções para aliviar dores mais leves, como a aplicação de compressas quentes na região abdominal.
Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.