Em quanto tempo posso engravidar após parar com o anticoncepcional?

Desenvolvidas na década de 60, as pílulas anticoncepcionais são dosagens hormonais que o corpo feminino deve receber logo após a menstruação para inibir a gravidez. O medicamento é composto por dois hormônios, progesterona e estrógeno, ambos capazes de bloquear a ovulação e não tirar a fertilidade da mulher, como muitos ainda pensavam.

Portanto, como ela não tira a fertilidade das mulheres, muitas têm dúvidas em relação ao tempo que se leva para engravidar após interromper o uso da pílula anticoncepcional. Mas como cada organismo funciona de maneira diferente, o corpo de algumas mulheres pode levar algum tempo para se acostumar, pois o organismo precisa entender que não está mais sob nenhum efeito hormonal ao qual estava habituado, o que pode dificultar uma gravidez.

Ao fazer a interrupção da pílula, o corpo começa a se preparar para a ovulação novamente. Os hormônios que antes eram da pílula não estão mais presentes, e o corpo precisa começar a produzi-los sozinho. Quando esse processo se inicia – o que normalmente pode levar de dois a três meses – a ovulação e a menstruação devem voltar ao normal.

Porém, alguns médicos afirmam que o prazo normal para engravidar após suspender o uso do medicamento, é de até seis meses. Esse tempo pode variar muito de mulher para mulher, ou seja, dependendo do organismo é possível engravidar no primeiro mês de suspensão. Já em outros casos, o corpo ainda retém certos hormônios do medicamento, fazendo com que demore um pouco mais para normalizar e a gravidez pode não ser imediata.

Todo esse processo depende do tempo que organismo leva para eliminar os resíduos do anticoncepcional e principalmente da dosagem que havia no medicamento, os mais fracos são eliminados mais rapidamente, por exemplo.

E se eu não conseguir engravidar?

A gravidez pode acontecer normalmente em até um ano após a interrupção do uso da pílula anticoncepcional. Se após esse período não obtiver sucesso, é necessário procurar uma avaliação médica conjunta. O homem e a mulher deverão fazer exames com urologista e ginecologista para verificar se há infertilidade de algum dos dois. Se nenhum problema for diagnosticado o casal será orientado pelo seu médico qual o melhor caminho a seguir.




New Call-to-action


subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest