Exercícios para preparar-se para o parto

20 September, 2017
gestante realizando exercício em bola fitness para preparar-se para o parto

Reforçar o assoalho pélvico durante a gravidez para preparar-se para o parto é fundamental. Com estes exercícios, você irá facilitar o nascimento do bebê e evitar problemas que o esforço para dar à luz podem gerar.

O que é assoalho pélvico?

O assoalho pélvico é o sistema de músculos e ligamentos que sustentam o baixo abdômen e mantém o útero, a bexiga e o reto. Durante e após a gestação esta musculatura pode debilitar-se devido a:

  • Aumento de peso e pressão abdominal.
  • Alteração da musculatura provocada pelas mudanças hormonais.
  • Distensão muscular durante o parto devido à passagem do bebê.

A debilidade do assoalho pélvico pode ter consequências no dia a dia da mulher como o prolapso (perda da sustentação dos órgãos intra-abdominais que provoca que fiquem fora do seu lugar), incontinência urinaria e disfunções sexuais.

Uma pelve fortalecida reduz o risco de episiotomia (incisão realizada para facilitar a saída do bebê pelo canal da vagina). Portanto, as atividades de fortalecimento da musculatura pélvica são consideradas exercícios muito importantes.

Benefícios dos exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico durante a gravidez

  • Ajuda a reduzir a incontinência urinaria durante a gestação, que acontece com frequência a partir do terceiro trimestre devido à pressão do peso que o feto exerce na bexiga e sua redução de tamanho.
  • Facilita o parto dando mais flexibilidade aos músculos e evitando rupturas.
  • Aumento da circulação na região. Permite que caso ocorra alguma ruptura ou seja realizada uma episiotomia, a cicatrização seja mais rápida.
  • Evita o prolapso, ou seja, evita o útero caído e bexiga caída.
  • Tonifica a região, principalmente os músculos vaginais, o que aumenta o prazer durante as relações sexuais antes, durante e depois da gravidez.

O que são exercícios Kegel?

Os exercícios Kegel basicamente consistem em realizar contrações e relaxamento dos músculos da região com o objetivo de fortalecer a musculatura.

Uma forma simples de identificar o assoalho pélvico é interromper momentaneamente a urina durante a micção através da contração dos músculos e depois relaxar para soltar a urina novamente. Quando perceba através desta técnica qual é a musculatura que você precisa trabalhar, converse com o seu médico ou parteira para ter orientação de como realizar os exercícios corretamente.

ilustração de postura de exercício Kegel para preparar-se para o parto

A melhor postura para realizar os exercícios Kegel é deitada de cabeça para cima, com o joelho flexionado e os pés apoiados no solo (imagem acima). Desta maneira é mais fácil isolar os músculos do abdômen, glúteos e contrair a pelve. O objetivo será levantar o corpo conforme mostra o desenho e com a região pélvica levantada contrair a musculatura de 4 a 5 segundos e descansar durante 8 segundos.

Comece pouco a pouco e, quando sentir que está pronta, faça séries de 10 repetições.

Outros exercícios para fortalecer a pelve

  • Movimento de quadril. Consiste em balançar o quadril para frente e para trás, como se fosse um pendulo. Ao fazer este exercício é importante contrair os glúteos e a parte baixa do ventre.
  • Exercícios com bola de pilates (Fitball). Sente na fitball e balance mudando o peso de um lado para o outro. Para contrair a região separe e aproxime os joelhos.

Precauções antes do parto

Toda precaução para manter a segurança da gravidez compensa. Entre os exames de pré-natal, você já fez o teste genético de pré-natal não invasivo NIPT NACE? Através deste teste realizado com uma amostra do sangue materno a partir da décima semana de gestação, você pode ficar tranquila que seu bebê está livre das alterações cromossômicas que podem provocar trissomias que afetem a saúde do bebê.

Entre em contato conosco para obter mais informação sobre o teste pré-natal não invasivo NACE.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest