Gravidez anembrionária: Saco gestacional sem embrião

ovo cego ou gravidez anembrionada

O saco gestacional é a primeira estrutura gestacional que pode ser vista no ultrassom, ele é visualizado antes mesmo de ser possível ver o embrião, por volta da 4ª semana e meia de gravidez.

Quando o saco gestacional é visto no ultrassom sem nenhuma estrutura interna, pode ser o caso de uma gravidez anembrionada ou anembrionária, que também é conhecida como ovo cego, mas pode ser apenas que o ultrassom está um pouco adiantado e o embrião poderá ser visto nas próximas semanas. Aqui vou explicar tudo em detalhes para você.

Quando consigo ver o embrião no ultrassom?

A partir das 6 semanas é possível que se consiga visualizar o embrião dentro do saco gestacional. Especificamente com 6 semanas e 3 dias é possível escutar o coração batendo, por isso, muitas vezes o primeiro ultrassom acaba sendo agendado entre as semanas 7 e 8 para evitar o susto de não ver o embrião e também poder comprovar mais informações sobre a evolução da gravidez.

O que acontece se o saco gestacional estiver vazio?

Se não houver um embrião dentro do saco gestacional em uma semana em que ele deveria ser visto, a gravidez que inicialmente poderia ter sido confirmada por um teste de farmácia ou até mesmo Beta hCG, não irá evoluir. Porém, como disse, dependendo de quando é realizado o ultrassom, ainda existe a chance de comprovar a existência do embrião em algumas semanas.

Caso realmente não se forme um embrião, o saco poderá ser expelido naturalmente como um aborto espontâneo ou em ocasiões, necessitar ser retirado pelo médico no hospital por curetagem ou aspiração.

O que é gravidez anembrionada?

A gravidez anembrionada ou anembrionária ocorre quando após a fecundação do óvulo e processo de implantação o saco gestacional se forma, porém o embrião não é formado. Por esse motivo, este fenômeno também é chamado de ovo cego, uma analogia a um ovo vazio, onde apenas existe a casca.

Na ausência de embrião, a gravidez é inviável e não irá evoluir. Às vezes o corpo demora um pouco para perceber a inviabilidade e reduzir os hormônios de gravidez gradativamente até retornar aos níveis normais e finalmente expulsar o saco gestacional.

O processo de expelir naturalmente o saco gestacional pode demorar mais do levaria um aborto espontâneo com embrião. Assim mesmo, sempre que possível, será mais benéfico esperar que o próprio corpo coloque para fora naturalmente este material que submeter-se a um procedimento cirúrgico de curetagem ou aspiração, mas será o seu médico, analisando os custos benefícios para sua própria saúde que irá determinar o tempo que é seguro esperar e as situações onde é preciso partir para um procedimento mais invasivo.

Como é o diagnóstico do ovo cego?

Quando o ultrassom é realizado antes das 6 semanas e apenas o saco gestacional é visualizado, existe a dúvida sobre uma gravidez anembrionária. O diagnóstico, porém, nem sempre é possível no momento e com frequência o médico vai solicitar um retorno em algumas semanas para analisar a evolução do quadro.

A confirmação de uma gravidez anembrionada é realizada normalmente 2 semanas após o ultrassom que levantou a suspeita da ausência de embrião.

Tamanho do saco gestacional pode revelar a gravidez anembrionada

Se o saco gestacional tiver um tamanho maior que 25 milímetros e não existe um embrião dentro do saco é confirmado o diagnóstico de gravidez anembrionada.

Sempre que possível, analise o produto do aborto

Mesmo em uma situação onde não existiu um embrião, a dor da perda é muito grande. Não saber a causa da interrupção da gravidez é um dos fatores que gera muita insegurança sobre uma eventual repetição. Por isso, analisar as possíveis causas do aborto pode ajudar a entender e muitas vezes encontrar estratégias para planejar uma nova gravidez livre de riscos.

Além de exames que podem ser solicitados ao casal após o ocorrido (existem exames indicados para o homem e para a mulher), analisar o material do aborto pode proporcionar informações sobre uma possível alteração cromossômica ou genética que impediu o óvulo fecundado de gerar um embrião. Para esta análise é necessário obter uma amostra do material expelido conservado em soro fisiológico, que deve permanecer refrigerado até o envio ao laboratório de genética.

Aqui deixo um vídeo sobre como fazer o estudo do aborto para que você saiba exatamente como proceder enquanto ainda existe a possibilidade de coletar uma amostra do saco gestacional expelido. Você também pode saber mais entrando em contato direto com o laboratório Igenomix, que realiza este estudo.

Quanto tempo depois de uma gravidez anembrionada posso engravidar novamente?

Depende de cada caso, mas normalmente são necessários alguns meses em um processo onde o corpo irá expulsar todo o material da perda e restabelecer os ciclos menstruais e ovulação novamente.

É importante seguir as orientações do seu médico sobre tempo de espera antes de começar com as novas tentativas de gravidez. Depois de uma gravidez anembrionária, a chance da próxima gravidez ser normal é grande.

Nesse período de espera, viva o seu luto. É difícil falar e pior é passar por esta experiência. Permita-se sentir esta tristeza para superar este processo e sentir-se mais forte e preparada para voltar a ser tentante.

 

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 

 


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest