Gravidez semana a semana: Mudanças no corpo

Uma das melhores experiências pelas quais se pode passar enquanto mulher é engravidar, embora certamente existem muitas dúvidas e preocupações a seu respeito. A duração aproximada da gravidez é de 40 semanas e cada gestação é única e repleta de mudanças, de testes com especialistas e, acima de tudo, de muita expectativa.

Portanto, se estiver gestante agora ou pretende ser mãe em breve, explicaremos as mudanças que ocorrem em seu corpo durante a gravidez, semana por semana.

Não existem duas gestações idênticas. Mesmo que já tenha engravidado antes, você poderá notar desconfortos diferentes durante a gravidez. Estar informada sobre as mudanças que o seu corpo pode passar semana a semana lhe ajudará a ficar mais tranquila.

Os momentos mais importantes da sua gravidez

Durante a gravidez, as alterações hormonais afetam praticamente todo o corpo. Isso pode gerar sintomas já nas primeiras semanas.

Mudanças no primeiro trimestre da gravidez (semana da 1ª a 12ª)

  • Semana 4: A partir dessa semana, é possível realizar testes de gravidez de maneira confiável para saber se você realmente está grávida. Caso dê positivo, parabéns! Você será mamãe. Essas primeiras semanas podem não ser as melhores, já que você pode se sentir cansada e com algum mal-estar;
  • Semana 6: Uma das semanas mais importantes, já que você começará a notar alguns dos sintomas mais comuns da gravidez como o inchaço e o aumento da sensibilidade dos seios, a necessidade mais frequente de ir ao banheiro ou sentir dores de estômago com ou sem vômito (como enjoo matinal);
  • Semana 10: Você tem dois meses de gravidez nas costas e possivelmente já fica se perguntando se seu bebê nascerá saudável. De agora em diante, já é possível detectar se o bebê desenvolverá alguma condição genética, como a síndrome de Down. Ainda que seja cedo para testes tradicionais como a amniocentese, pode-se recorrer a um teste pré-natal não-invasivo, como o teste NACE da Igenomix, que permite detectar síndromes genéticas com apenas uma amostra de sangue materno;
  • Semana 12: Nesse momento, seu corpo experimenta um aumento do volume sanguíneo. Os hormônios também podem fazer com que a acne apareça, mas apenas temporariamente, e as náuseas começam a diminuir, ainda que possa começar a ocorrer problemas de constipação. A partir dessa semana, você está pronta para se despedir do primeiro trimestre;

Mudanças no segundo trimestre da gravidez (semanas: 13ª a 28ª)

  • Semana 16: O bebê começa a mudar rapidamente. A partir dessa semana, você começará a se sentir muito melhor e terá ainda mais energia. Há mães que podem começar a sentir o bebê mexer na barriga;
  • Semana 20: Você já está na metade da gravidez! Talvez suas gengivas possam sangrar, porque elas estarão mais sensíveis. Sua respiração se aprofundará e sua frequência cardíaca acelerará. Nestas semanas é muito comum sentir sono e cansaço.
  • Semana 26: A pele da barriga começa a esticar. É possível que você comece a sentir coceira, pois seu bebê está ganhando peso e seus ossos estão endurecendo. Isso pode acarretar dores nas costas e dor pélvica. Nesse período o aparecimento de estrias e de pés inchados é muito frequente. O bebê já começa a ouvir algumas coisas dentro do útero!

Mudanças no terceiro trimestre da gravidez (semanas 29ª a 40ª)

  • Semana 31: No início do terceiro trimestre é comum que surjam hemorroidas. Você notará os seios sensíveis, que podem vazar uma substância aquosa eliminada antes de seu leite ser produzido, chamado de colostro.
  • Semana 32: Os ossos do seu bebê estão completamente formados, mas ainda são macios. No entanto, você já pode começar a sentir pontapés. Durante esse período, seu umbigo pode se projetar para fora, sinal de que já falta menos para que o bebê nasça!
  • Semana 40: À medida que a data do parto se aproxima, o bebê pode se posicionar de cabeça para baixo. As contrações aparecem, pois agora falta pouco para dar à luz. Você também sentirá mais pressão na vagina e o colo do útero ficará dilatado. Por essa razão, o melhor a ser feito é descansar. A contagem regressiva da sua gravidez está próxima do fim e, muito em breve, você poderá ver o rostinho do seu bebê.

 

Muita coisa acontece, né? Assegure que você está sendo acompanha durante todo esse processo e realizando todos os exames do pré-natal completo!

calendario de exames de pré-natal

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest