Estrias na gravidez: Como evitar e combater

12 February, 2019

As estrias durante a gravidez são um problema que cerca de 70% das gestantes terão que enfrentar. Esta linha que marca nossa pele é algo comum entre as mulheres de forma geral, inclusive antes da gestação. Na adolescência, a estria já é algo que precisa ser enfrentado por 40% das mulheres.

Você sabia que quanto mais nova você é, maior a probabilidade de ter estria na gravidez? Incrível, né? Isso acontece porque quanto mais nova a pele mais firme está e menos aguenta o esforço de esticar-se, e então acontecem estas pequenas lesões, que são as estrias.

Durante a gravidez você não vai conseguir combater estas danadas, mas sim evitar! Para isso, não basta apenas tratar a parte externa. Você precisa se manter hidratada por dentro e por fora.

Se você já tem tendência para estria, seu risco é maior. Mas todas as mulheres podem contar com um dermatologista para te ajudar nessa prevenção durante a gravidez, ou até mesmo seu obstetra com certeza terá muitas dicas neste aspecto. Nunca arrisque a saúde do seu bebê.

Existem cremes específicos para gestantes, que são 100% seguros e não fazem mal para o seu bebê, claro, sempre na quantidade certa!

Como saber se um hidratante é próprio para gestante?

Procure sempre os certificados e selos que comprovam que um hidratante é próprio para gestante. Esta informação estará visível na embalagem e será certificada pela ANVISA.

Como prevenir as estrias por dentro?

Não adianta manter a pele hidratada por fora se você não estiver hidratando também por dentro! Para manter-se hidratada o básico é beber água, mas não é só isso que vai te proteger contra as estrias.

Vitaminas também são importantes para manter a sua pele durante a gravidez, uma delas é a vitamina E. Portanto, cuidar da alimentação e do equilíbrio de nutrientes do seu corpo também vai ajudar a prevenir estrias.

A má notícia é que nem todo cuidado do mundo vai garantir que você estará livre das estrias.

Não baixe a guarda para as estrias

Não relaxe sua prevenção só porque as estrias não apareceram ao longo de vários meses de gravidez. Falo por experiência própria! Pode acontecer que os meses de gravidez vão passando e nenhuma estria aparece, o que é ótimo! Porém, só porque não apareceu no segundo, terceiro, quinto e até oitavo mês, não significa que você está livre e pode hidratar-se menos.

Tive estrias na última semana de gravidez! Estourou uma estria embaixo do meu umbigo. Sabe por que? Porque eu relaxei! Na gravidez do Lucas, minha barriga ficou “20 vezes” maior e não apareceram estrias porque eu me cuidei certinho; todos os dias.

Não consegui evitar as estrias na gravidez, e agora?

Vou dar boas notícias, mas antes, fique calma! Durante a gravidez, além de prevenir, não tem nada que você pode fazer para combater as estrias se elas aparecerem. Isso porque todos os tratamentos para eliminar estrias envolvem algo que não é seguro durante a gestação, ou porque pode causar malformação fetal ou porque é muito agressivo para a própria gestante. Até porque, não se podem fazer testes que comprovem a segurança desses métodos em gestantes, portanto, você também não vai arriscar, né?

Estrias vermelhas são as mais fáceis de tratar

As estrias vermelhas são as mais fáceis de tratar, pois o tratamento é mais efetivo nelas, depois, quando as estrias ficam roxas, o sucesso é um pouco menor, mas ainda é mais fácil que quando as estrias são brancas. Neste estágio, você pode até conseguir que as estrias brancas fiquem mais discretas, mas não terá o mesmo resultado que você pode obter tratando estrias vermelhas e estrias roxas.

Lembrando que qualquer tratamento para combater estria só pode ser feito após a gravidez!

Melhor tratamento para combater as estrias após a gravidez

O tratamento com laser pode ser uma boa opção depois da gravidez, mas não para todas, ele é menos eficaz principalmente para as mulheres com pele morena ou negra, que costumam sofrer mais com esta técnica, que pode inclusive causar queimaduras. Por isso, se optar por tirar suas estrias com laser, esta decisão deve ser feita com a ajuda e em conjunto com um dermatologista, que vai acompanhar todo esse processo.

Outras técnicas como a luz pulsada e inclusive dermaroller também podem ser opções a considerar, mas sempre, com recomendação do seu dermatologista e aplicação de um especialista.

Outro produto que pode funcionar e assim como os outros tratamentos citados antes, é totalmente proibido para gestantes: ácido retinóico. Se você está grávida e escutar este nome, fuja! Não passe nem perto, pois ele pode sim causar malformação fetal. Inclusive tentantes, devem evitar este componente, para ter certeza que quando você engravide, esta substância não está no seu corpo.

Ou seja, ácido retinóico somente depois da gravidez e com receita médica!

Lactante pode fazer tratamento para estrias?

Esta resposta somente o seu médico terá. Você precisa conversar com ele para saber se você pode fazer um tratamento para combater as estrias enquanto está amamentando e caso possa, qual tratamento é mais seguro para você sem colocar em risco o seu bebê.

Receitas caseiras para combater a estria

Muita gente procura receitas caseiras para combater as estrias, como por exemplo esfregar frutas cítricas no corpo ou sal. Não faça isso! O ácido que contém as frutas cítricas pode reagir na sua pele e causar manchas que são muito mais difíceis de tratar ou até mesmo queimar a pele. Ao contrário do que as pessoas pensam, o limão não precisa de sol para causar manchas e queimaduras, em peles mais sensíveis, a luz do ambiente já pode ser suficiente para que surjam manchas.

As receitas caseiras normalmente envolvem riscos, claro que podem existir receitas caseiras que são boas, mas antes de fazer qualquer coisa, converse com seu dermatologista. No caso das estrias, eu pesquisei bastante e posso dizer que não tem receita caseira que realmente melhore as estrias, somente receitas de hidratação para prevenir.

Quer que eu te conte?

Acesse a versão em vídeo deste post:

 

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest