Como evitar estrias durante a gravidez

31 March, 2016 ,
Imagem gestante hidratando barriga e texto: Como evitar estrias da gravidez

Durante a gravidez o corpo da mulher passa por importantes mudanças físicas e hormonais que provocam diversos sintomas característicos da gravidez. Alguns desses sintomas estão relacionados com a pele, como por exemplo a acne, as varizes e também as estrias.

Apesar de ser uma questão estética e não de saúde, as estrias nunca são desejadas e eliminá-las é difícil. Por isso, desde o início da gestação é preciso colocar mãos à obra para evitar que as estrias da gravidez apareçam. A seguir você aprende o que fazer a respeito!

Prevenir estrias da gravidez

Normalmente as estrias aparecem nos seios, abdômen, pernas e glúteos, e são mais comuns nos últimos meses da gestação. Entre as zonas afetadas a principal é sem dúvida o abdômen, isso acontece porque essa região é onde a pele mais estica devido ao crescimento da barriga.

Dependendo de quantos quilos você ganha durante a gravidez, o risco de estrias será maior, mas também conta muito a tendência genética, já que pessoas com mais elasticidade de pele têm menos possibilidade de ter estrias. As principais situações que aumentam a propensão para que as estrias apareçam são:

  • Estar esperando mais de um bebê
  • Antecedentes da família que tenham estrias
  • Se você for muito jovem (gravidez na adolescência)
  • Quando o bebê é muito grande
  • Ganho de peso muito rápido ou acima do indicado

Agora que você já sabe porque as estrias podem aparecer, o mais importante é saber prevenir, já que os tratamentos para eliminar estrias posteriormente não são muito eficazes e provavelmente sairia mais caro do que a prevenção.

O que fazer para evitar estrias durante a gravidez

Evitar as estrias durante a gravidez não é um trabalho complicado, mas exige disciplina para cuidar tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. A hidratação é a chave para a prevenção, o que está relacionado com a alimentação e tonificação do corpo. Anote bem estes conselhos para não deixar que as estrias apareçam!

  • Hidrate sua pele várias vezes ao dia para permitir que ela se mantenha flexível e que o aparecimento de estrias seja reduzido ao máximo. Não esqueça de hidratar-se por dentro, ou seja, beba aproximadamente 2 litros de água ao dia para beneficiar a pele pelos dois lados, o de dentro e o de fora.
  • Aposte por uma dieta saudável. Uma alimentação nutritiva e equilibrada é sinônimo de pele saudável. Você provavelmente já está cuidando da dieta para beneficiar o desenvolvimento do bebê, portanto não será difícil manter uma boa alimentação para evitar ganhar mais peso que o necessário. Você não precisa comer por dois! Uma boa estratégia é fazer refeições leves em intervalos menores de tempo, dando preferência a frutas e alimentos não industrializados.
  • Pratique exercícios físicos, se precisar de algumas dicas sobre os melhores exercícios para gestantes, dê uma olhada no post que escrevemos sobre exercícios durante a gravidez.
  • Use cremes Antiestrias que favoreçam a criação de fibras elásticas, colágeno e contenham compostos ativos para reparar a pele. Durante a aplicação dos cremes, massageie bem, principalmente as áreas com mais riscos como o abdômen, quadril, seios e coxas.
  • Usar um sutiã adequado para evitar as estrias nos seios é fundamental. Certifique-se que estão adequados em tamanho e, se tiverem alças reforçadas, melhor! Um bom sutiã não apenas vai ajudar a evitar as estrias, mas também vai reduzir dores nas costas
  •  Mantenha a prevenção contra estrias também após o parto. Siga os mesmos conselhos pelo menos durante 6 meses após o nascimento do bebê. Nesse período o corpo está em fase de recuperação e os benefícios de manter os cuidados serão notados por você!

Gostou das dicas? Se você não está grávida, mas tem tendência para estrias, estes mesmos cuidados podem ser úteis para você.

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest