Como evitar a flacidez na barriga após o parto

Flacidez-após-a-gravidez-evite-esse-problema

Um embrião de poucas células cresce e se desenvolve até formar um bebê de aproximadamente três quilos. Enquanto esse processo ocorre dentro do útero da mulher outras muitas transformações acontecem: o quadril se alarga, os seios ficam mais volumosos e os músculos do abdômen da gestante se estiram.

Dessa maneira, uma gravidez, que dura em média 40 semanas, transforma o corpo da futura mamãe completamente. Se você está passando por esse momento tão importante, saiba que existem cuidados que podem ser tomados durante a gravidez e após o parto para evitar a flacidez e o aparecimento de estrias.

Confira nossas dicas para manter seu corpo saudável e sua autoestima elevada.

 

Cuidados durante a gravidez:

– Exercícios: gestantes têm necessidades especiais e precisam de atividades físicas diferentes. Por isso, é importante escolher exercícios que fortaleçam a musculatura para proteger o bebê e facilitar a circulação sanguínea, além de evitar dores nas costas e a flacidez da pele.

Hidroginástica, caminhadas leves e natação são as atividades mais indicadas, entretanto devem ser recomendadas por um médico ou especialista.

– Cuidados com a alimentação e ganho de peso: escolher cardápios saudáveis durante a gestação (com pouca ingestão de açúcar, sal e produtos industrializados) ajuda a evitar o ganho de peso em excesso, que também é causador da flacidez e estrias.

O aumento exagerado de peso causa ruptura das fibras elásticas da pele. Portanto, o ideal é que uma grávida aumente seu peso em torno de 12 quilos. Isso garantirá a recuperação mais fácil e manterá a firmeza e tônus musculares.

 

Como reduzir a flacidez na barriga após o parto:

A importância da amamentação: a atividade ajuda a acelerar o metabolismo da mulher e estimula o abdômen e todos os órgãos internos a voltarem para o lugar certo. Além disso, amamentar gasta calorias, por isso ajuda a perder o peso ganho durante a gestação e a reduzir a flacidez na barriga.

Cremes e óleos para tratar estrias e a flacidez: nos primeiros 45 dias após o parto, a pele da barriga, seios, coxas e bumbum podem adquirir um aspecto flácido e as estrias que porventura apareceram durante a gravidez ficam acentuadas. Para amenizar esses problemas, aplique cremes à base de óleos vegetais, como amêndoas e macadâmia, para trazer mais hidratação e tônus à pele.

Nesta fase, cremes com ureia não devem ter mais de 3% de concentração do composto. Outros óleos que também ajudam a hidratar a pele são o de semente de uva e o de aveia e vitamina E.

Tratamentos estéticos: após o nascimento do bebê, os inchaços das pernas, pés e mãos (comuns no fim da gravidez) vão desaparecendo. Mulheres que querem eliminar o inchaço e a gordura localizada podem recorrer a um fisioterapeuta e passar por sessões de drenagem linfática. De uma a duas vezes por semana, a massagem melhora a circulação, elimina toxinas do corpo e devolve a elasticidade à derme.

Quando o útero da mulher voltar ao normal, processo que o médico ginecologista e obstetra irá identificar, é possível iniciar tratamentos mais avançados, que utilizam ultrassom, radiofrequência e infravermelho.

Lembre-se que cuidar muito bem da pele e da alimentação ainda durante a gestação são os melhores métodos de evitar a flacidez da pele após o parto. Cremes preventivos (liberados pelo médico) devem ser usados, enquanto realizar atividades físicas leves garantem uma recuperação pós-parto ainda melhor.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest