Tristeza na gravidez: Como superar?

21 February, 2019 ,
tristeza na gravidez

A gestação é geralmente associada a uma etapa incrível, esperançosa e feliz. E a verdade é que na maioria das vezes costuma ser assim, mas também pode haver uma mistura de sentimentos contraditórios, nervosismo, ansiedade e incerteza sobre o momento do parto e a vida no futuro que afligem a gestante. Essas condições, somadas a fatores puramente orgânicos, como alterações hormonais, podem levá-la a passar por fases de tristeza na gestação.

Veja a seguir a que se deve essa tristeza e como superá-la.

Principais motivos da tristeza na gestação

Alterações hormonais

Essa é uma razão puramente orgânica. As gestantes produzem mais progesterona e isso afeta o sistema nervoso central, que começa a produzir dopamina. Essas transformações hormonais podem causar mudanças no humor de algumas mulheres, o que explica por que elas se sentem bastante deprimidas e, às vezes, até mesmo com vontade de chorar na gravidez.

Mudanças no corpo

Especialmente no final do período de gestação, você pode não se sentir confortável com as mudanças que a gravidez gerou no seu corpo: ganho de peso ou inchaço das pernas. É possível que você também pense, erroneamente, que nunca irá recuperar a aparência de antes e isso te aflige.

Desconforto da gestação

Ter que lidar com tontura, inchaço ou problemas nas costas ou outro tipo de desconforto, que em algumas mulheres pode ser bastante intenso, também pode afetar negativamente seu humor durante a gestação.

Impacto psicológico de se tornar mãe

Ser mãe é uma grande mudança, que além de um grande entusiasmo, gera dúvidas e incertezas, tanto no que diz respeito ao momento do parto, quanto à saúde do bebê e à vida que irá nascer. Isso é evidente, pois em breve haverá mais uma pessoinha na família.

Complexos de culpa

É comum o sentimento de culpa durante a gravidez. Pela ansiedade, as futuras mães têm a sensação que não estão cuidando de tudo o que deveriam. Na maioria das vezes, sem fundamento, pensam que sua dieta não é totalmente correta, que estão fazendo esforços físicos desnecessários ou até mesmo perigosos para o bebê.

Tristeza durante a gestação é temporária e tem solução

O sentimento de tristeza na gestação é temporário. Não afeta todas as gestantes e não é uma sensação que dura nove meses. Geralmente, ocorre em determinados dias, momentos ou horas e depois desaparece, dando lugar a nosso estado de espírito habitual.
Além disso, está em suas mãos (ou melhor, na sua mente) aliviar essa tristeza e fazer com que desapareça logo.

Aqui estão algumas recomendações:

  • Conte com o apoio de seu parceiro, familiares e amigos e não hesite em explicar-lhes como se sente.
  • Faça algum tipo de atividade física que se adapte às suas condições. É um dos melhores remédios naturais para limpar a mente, além de dar-lhe ânimo.
  • Matricule-se em aulas de yoga ou pilates, pois são muito relaxantes e ajudarão a mantê-la ocupada.
  • Aproveite para realizar pequenas ações que a fazem feliz e que sempre são deixadas de lado por falta de tempo: ler, assistir a filmes, montar quebra-cabeças…

É importante não confundir os momentos passageiros de tristeza com depressão, que possui sintomas mais graves e duradouros, e requer assistência médica e psicológica.

 

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.

 


Quem leu esse artigo também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest