Segredo para reduzir o stress na gravidez

18 January, 2019
stress na gravidez

Se você está grávida, é muito provável que já tenha cansado de ouvir, repetidamente, que precisa tentar relaxar, algo muito conveniente para você e seu futuro bebê. Com certeza, não há como negar que se trata de um conselho com fundamento, uma vez que todos sabemos que a ansiedade e o nervosismo são prejudiciais em muitos aspectos de nossa saúde e que tudo é mais fácil e leve quando nosso estado de espírito está calmo e sereno. O problema é que, na prática, relaxar durante a gestação não é nada fácil.

As alterações hormonais, as expectativas de ser mãe, a inevitável incerteza de como será o momento do parto ou a preocupação com a saúde do bebê são situações que, por mais tranquila que você seja, vão causar um certo nível de estresse. Some isso às novidades derivadas da iminente chegada de um novo ser a nosso mundo: dúvidas sobre como combinar trabalho e maternidade, a preparação do novo quarto, e às vezes até a mudança de endereço… O resultado é que em algumas ocasiões você se sentirá ansiosa, e em momentos específicos, pode ser que se torne uma pilha de nervos.

Relaxar não é somente reduzir nossas atividades

Muitas gestantes não conseguem relaxar porque, quando mal aconselhadas, confundem o relaxamento com a redução, aos menores níveis possíveis, de atividade física e mental. Ou seja, repousar o máximo possível. Mas a realidade é que, embora possa ser conveniente baixar nosso nível de atividade e até mesmo fazer repouso relativo ou absoluto por indicações médicas, relaxar vai muito além de apenas descansar.

Relaxar diz respeito a estar consciente de seu estado corporal e mental, da respiração, dos sentimentos, de nossas emoções e pensamentos. Isso significa que o segredo do relaxamento encontra-se em conseguir se conectar consigo mesma. E, para atingir essa conexão, os exercícios de relaxamento são instrumentos muito eficazes.

Exercícios de relaxamento para realizar durante a gestação

Na verdade, a pergunta sobre como relaxar na gestação não possui uma única resposta. Cada gestante deve procurar e encontrar as atividades ou exercícios que a ajudem a se conectar melhor com suas próprias emoções. Existem diversas opções: exercícios de yoga, de respiração, natação ou, simplesmente, passeios.

Exercícios para fazer em casa

Existe uma série de exercícios muito saudáveis e fáceis para as gestantes colocarem em prática e que podem ser feitos na própria casa, sem precisar se deslocar, consumir muito tempo, ou envolver um grande esforço físico.Aqui está uma seleção de alguns exercícios especialmente saudáveis e eficazes para relaxar durante a gravidez.

  • Exercícios para relaxar as costas. Faça a postura da ponte combinada com exercícios de respiração. Deitada de costas, apoie os pés no chão, logo abaixo dos joelhos, junte os braços e relaxe. O seguinte passo consiste em prender a respiração e, no momento de expirar, pressione os pés e afaste, muito lentamente, o quadril do chão. Volte a respirar para descansar a zona do sacro e desça devagar. Repita as séries.
  • Exercícios de relaxamento pélvico. Deite no chão, leve o tempo que precisar e concentre-se na zona pélvica. O exercício consiste na realização de movimentos de tensão e relaxamento pélvico, ao mesmo tempo em que você respira ritmicamente a partir do diafragma.

Benefícios dos exercícios de relaxamento para gestantes

A lista de benefícios das atividades e exercícios de relaxamento durante a gestação é extensa, agindo sobre o estresse, ajudando a eliminá-lo ou atenuá-lo, e aliviando os diferentes sintomas (físicos e mentais) a ele associados.
Buscando resumir o que se sabe e focando nos mais importantes, esses seriam os principais aspectos benéficos dos exercícios de relaxamento. Portanto:

  • Servem para combater o estresse e seus diferentes sintomas associados: problemas de sono, ansiedade, tensão muscular, dores de cabeça e nas costas, etc.
  • Diminuem a pressão arterial e a frequência cardíaca.
  • Ajudam a manter um ritmo respiratório estável e normalizado, que no final da gestação costuma ser acelerado.
  • Relaxam a tensão muscular.
  • Reduzem os níveis de colesterol e a gordura no sangue.
  • Melhoram a contribuição do oxigênio para as células do organismo à medida que aumenta a vasodilatação.
  • Podem, também, ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

Lembre-se: sempre consulte seu médico

Embora os exercícios propostos sejam suaves e tenham o objetivo de ajudá-la a relaxar e lidar melhor com alterações hormonais e orgânicas, ansiedade e preocupações, sem exigir um grande esforço físico, não se esqueça de que você deve sempre ser cautelosa e, acima de tudo, seguir as recomendações de sua equipe médica.

Se você tem pressão alta ou baixa, provavelmente não seja aconselhável fazer esses exercícios. Além disso, deve ser cuidadosa com as posições realizadas, especialmente no final da gestação, para evitar incomodar o bebê.
De qualquer forma, não realize esforços excessivos e não hesite em perguntar à equipe que acompanha sua gestação qualquer dúvida sobre seus hábitos e atividades físicas. Esses profissionais irão aconselhá-la corretamente.

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.


As pessoas que leram este post também se interessaram por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest