Posso perder peso na gravidez?

19 January, 2019
perder peso na gravidez

Uma gestante que está com um IMC acima de 25 quando engravida é considerada obesa e precisa controlar bem sua gestação para que o peso que ganhe durante a gravidez esteja entre 5 a 9 quilos.

Perder peso na gravidez está fora de cogitação! Por isso, não se aventure em dietas. Se você está acima do peso, o ideal é ter um acompanhamento nutricional e seguir todos os conselhos do seu médico para garantir que seu bebê tenha tudo que ele precisa para se desenvolver ao mesmo tempo que você não engorda mais que o necessário.

Os principais riscos da obesidade durante a gravidez são:

  • Diabetes gestacional, que pode afetar a saúde da gestante e do bebê.
  • Hipertensão. O aumento da pressão é um risco para a saúde e vida da mãe e do bebê.
  • Pré-eclâmpsia, uma complicação gestacional séria que pode comprometer a vida da gestante e do bebê
  • Macrossomia fetal, que é quando o bebê nasce muito grande. Esta complicação pode inviabilizar o parto normal e aumentar muito o nível de dores que a gestante sente, principalmente nas costas e joelho.

Primeira coisa: Grávida não pode comer por dois!

Para nutrir o seu bebê, não falamos de quantidade e sim de qualidade. Não é muito o quanto você precisa comer a mais para alimentar o feto. Essa regra é para todas as gestantes, não apenas para as que estão acima do peso. Outras dicas são:

  • Não fazer dieta durante a gestação. Como já disse, coma saudável, mas nada de regime! Você precisa de uma grande quantidade de nutrientes. Para ter um acompanhamento personalizado, conte com a ajuda de um nutricionista.
  • Evite alimentos industrializados e com excesso de sal. Eu sei, se normalmente já é difícil aguentar as tentações e gostosuras disponíveis no mercado, estando grávida isso complica ainda mais, porém, desta vez você tem uma razão extra para controlar os impulsos, que é a saúde do seu bebê.
  • Evite fritura. Além de engordar, não vai aportar nutrientes.
  • Coma mais peixe, mais verduras e mais legumes. São alimentos que vão saciar sua fome sem aportar muitas calorias.
  • Coma em pequenas quantidades mais vezes e à noite, coma menos. Isso também vai ajudar a diminuir ou evitar refluxo.

ebook gratis alimentação e gravidez

Atividades físicas podem ajudar

Uma das armas para ter uma gravidez saudável e controlar o peso durante a gravidez é combinar a alimentação saudável com a prática de atividades físicas. Não estamos falando de malhar, mas sim exercícios mais leves como caminhar e pilates para gestantes, por exemplo. Mas lembre-se, antes de fazer atividades físicas, converse com seu obstetra para ele dar as orientações sobre o que é melhor para o seu caso.

Quer que eu te conte?

Acesse a versão em vídeo deste post no meu canal:

Monica Romeiro

 

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest