Grávida pode se depilar?

15 January, 2019
depilação na gravidez

Existem muitos métodos de depilação e você provavelmente já tem o seu método favorito, mas durante a gravidez nem toda técnica de depilação pode ser utilizada. Então, tire suas dúvidas aqui sobre o que é seguro e quais são os riscos de cada tipo de depilação; assim você pode ter uma gravidez tranquila e livre de pelos.

A pele fica mais sensível durante a gravidez por conta dos vasos sanguíneos estarem mais dilatados, o que pode afetar as gestantes formas diferentes. Além disso, quando a barriga começar a ficar maior, se você costumava se depilar sozinha, pode ser que precise de ajuda. Portanto, não se sinta mal em reduzir o ritmo de depilação ou deixar a depilação para depois da chegada do bebê!

Depilação com cera durante a gravidez pode?

Sim, mas na hora de depilar com cera, dê preferência à cera morna, que será mais suave para sua pele. Também existe uma cera recomendada para gestantes, porém mais difícil de encontrar, que é a cera de camomila; uma cera mais fina que machuca menos na hora de aplicar.

Depilação com pinça

A depilação com pinça pode ser feita, porém, além de dar um trabalho grande, pode gerar mais pelos encravados, o que aumenta o risco de inflamação. O mesmo problema pode acontecer com o uso da lâmina de barbear, fora isso, ambas podem ser utilizadas sem problemas durante a gravidez.

Uma dica para depilar com lâmina, que ajuda muito para evitar o risco de cortar a pele e provocar uma inflamação, é utilizar condicionador de cabelo na pele para deslizar melhor no momento do corte, mas ao utilizar este método tenha cuidado para que a facilidade ao deslizar não provoque acidentes. Uma precaução necessária, é garantir sempre que a lâmina e a parte do corpo que você quer depilar estão higienizadas e após depilar, higienize novamente o corpo com água e sabão.

Depilação com laser

Como não se conhecem os riscos da exposição ao laser para gestantes, não se recomenda este tipo de depilação durante a gravidez, além disso, o laser trabalha identificando os contrastes na hora de depilar, então, por conta do aumento de manchas e escurecimento da pele durante a gravidez, que podem afetar axilas e virilhas, o resultado da depilação a laser pode não ficar tão bom quanto seria se você fizesse após a gravidez, quando a pele está com sua coloração normal.

Creme depilatório

O creme depilatório contém diversos componentes químicos com efeitos desconhecidos para a gestante e para o bebê. Mesmo em quantidades pequenas, os produtos químicos podem representar um risco, portanto, não são recomendados.

Cuidados com a depilação durante a gravidez

Tanto para depilar em casa, quanto para ir a um local especializado, a assepsia é fundamental! O que inclui desde a limpeza do ambiente e pele ao uso de luvas e produtos descartáveis. No caso de depilação com cera, confirme que a mesma está sendo utilizada somente por você (não sendo reutilizada) para evitar contaminação.

Posso descolorir os pelos durante a gravidez?

Não, de jeito nenhum, porque como foi dito no caso do creme depilatório, não conhecemos os efeitos dos produtos químicos contidos nestes produtos para a pele da gestante. Por isso, não arrisque!

Depilação antes do parto. Como fazer?

Antigamente existia a tradição da depilação antes do parto normal, mas hoje em dia esta depilação não é exigida, nem necessária, porém eventualmente pode acontecer que no momento do parto a equipe médica apare um pouco seus pelos.

No parto cesárea, onde é preciso uma depilação na área do corte para a cirurgia, você pode deixar a equipe médica encarregada de fazer esta limpeza. Se sua vontade de depilar for por uma razão estética, você pode utilizar a lâmina ou fazer uso da depilação com cera, mas fique tranquila também se não quiser ou não conseguir se depilar, afinal os pelos são algo natural e não precisamos sentir constrangimento em mantê-los!

Quer que eu te conte?

Se você preferir, eu te conto essas dicas em forma de vídeo:

Monica Romeiro

 

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir

Pin It on Pinterest