Como calcular a data do parto?

11 February, 2016 ,
Imagem de grávida sorrindo e olhando para a barriga com texto: Calcular a data do parto

Dentro de um calendário cheio de exames e momentos especiais, a gravidez tem dois grandes marcos: o dia que você descobre que está grávida e a data do parto, onde você vê seu bebê pela primeira vez. Se você está grávida, já passou pelo primeiro marco, mas e o segundo? Sabe calcular a data provável do parto (DPP)?

Apesar dos esforços para calcular a data do parto, dificilmente o resultado é preciso. De fato, segundo dados da ONG Perinatal Institute, apenas 4% dos bebês nascem exatamente na data estimada, podendo chegar a 5% segundo outras fontes. A falta de precisão não impede que calcular a data provável do parto seja algo importante tanto para o acompanhamento da gestação, quanto para organizar esse momento inesquecível.

Na primeira consulta com o ginecologista após conhecer os resultados do teste de gravidez, a primeira coisa que o médico faz é calcular a data provável do parto. Para isso ele conta com vários sistemas bastante confiáveis para aproximar-se o máximo possível da data.

A razão principal da dificuldade de acertar o dia do parto é o fato do nascimento poder acontecer entre as semanas 38 e 42 de gravidez. Ou seja, existem quatro semanas de margem de erro, apesar de que normalmente o obstetra conseguirá chegar bem mais próximo do dia exato.

Data provável de parto DPP: Quanto dura a gravidez?

Uma gravidez normal costuma durar 40 semanas contando desde a última menstruação, ou 38 semanas contando desde que o óvulo foi fecundado pelo espermatozoide. No entanto, como muitas mulheres não tem um ciclo menstrual regular e a ovulação também pode variar dentro dos ciclos, calcular a data do parto depende de muitas variáveis imprecisas.

Existem vários sistemas efetivos para calcular a data provável do parto. Aqui vamos apresentar os mais utilizados para ajudar você a saber quando será este momento tão esperado:

1. Regra de Naegele

Fazendo umas poucas contas, você pode calcular a data provável do parto usando a Regra de Naegele. Para tanto, você deve lembrar a data da sua última menstruação. Conhecendo a data, você diminui 3 meses e ao resultado da conta, some 7 dias. Complicado? Veja através de um exemplo:

  • Última menstruação: dia 1º de dezembro
  • 3 meses menos: dia 1º de setembro.
  • 7 dias mais = 8 de setembro (data provável do parto – DDP)

Esta regra recebeu o nome em homenagem ao obstetra alemão que a criou Franz Karl Naegele, sendo apresentada sua margem de erro da seguinte forma:

Margem de erro para calcular DDP segundo tabela de  Naegele

(crédito gráfico) Por Mwtoews – Obra do próprio, based (in concept) on figure by Jeremy Kemp, on 2005-02-09, CC BY 2.5.

 

2. Calendário circular de data provável do parto

Você pode já ter observado no consultório dos ginecologistas obstetras um calendário circular. Este calendário é utilizado para calcular a data provável do parto, que também tem como base o dia da última menstruação. Configurado em forma de tabela, o cálculo pode ser feito facilmente:

Calendário circular de data provável de parto em formato tabela

 

A data que estiver exatamente abaixo da data da última menstruação será a data mais provável de dar à luz, o que faz esta tabela ser muito fácil de utilizar. Lembrando sempre que como o nome diz, a data é provável e não exata e como visto, a chance de acerto da data será no máximo 5%!!! Será que você será um desses casos?

Enquanto não chega o grande dia

Enquanto não se aproxima a data do parto, a gravidez passa por outros momentos especiais como as ultrassonografias de gravidez, onde é comprovado o correto desenvolvimento do bebê e são descartados eventuais riscos com exames complementares que o obstetra pode solicitar.

Quando a gravidez é de risco ou quando o obstetra precisa esclarecer alguma dúvida que não está clara através do ultrassom, as incertezas tiram o sono dos futuros pais. Principalmente quando o próprio exame para detectar anormalidades pode representar um risco, como é o caso da Amniocentese, que por muito tempo foi a única alternativa para descartar riscos de doenças como a Síndrome de Down.

Felizmente já existe uma alternativa de teste pré-natal não invasivo para descartar o risco de Síndrome de Down, Edwards e Patau, entre outras anomalias cromossômicas; chama-se teste Nace, que analisa geneticamente o feto a partir da 10ª semana de gravidez utilizando somente uma amostra de sangue periférico da gestante. Este exame também revela o sexo do futuro bebê.

 

 

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest