Cansaço na gravidez

26 February, 2019 ,
cansaço na gravidez

Pois é, principalmente no primeiro e último trimestre de gravidez a gestante sente muito cansaço, sonolência e indisposição. Por que isso acontece? São vários fatores que podem influenciar.

Cansaço no primeiro trimestre de gestação

O que mais causa o cansaço no começo da gravidez é a mudança hormonal. Antes da gravidez, você estava no seu ritmo normal onde o nível de hormônios no seu corpo era muito diferente do que acontece durante a gravidez.

A quantidade de vários hormônios aumenta consideravelmente na gestação e você ainda tem a presença do hormônio da gravidez, o hCG, que antes nem existia na sua vida! Principalmente o hormônio hCG é o responsável por te deixar mais indisposta.

Considere este cansaço como um aviso do seu corpo para você pegar leve, porque tem uma vida sendo gerada dentro de você. A gravidez é tão maravilhosa que nos ensina muito a escutar nosso corpo e este aprendizado você vai levar para sempre!

Às vezes, ignoramos os sinais do nosso corpo ou priorizamos outros compromissos, afinal temos que trabalhar, cuidar dos filhos (quando não é a primeira gravidez), lavar roupa, fazer compras, ou seja, resolver problemas. Mas agora, você tem mais um grande motivo para dar a atenção que seu organismo precisa: seu bebê precisa de você.

Gravidez não é doença, mas você está em um momento mais delicado da sua vida, seu bebê está em formação e cada dia algo importante acontece no desenvolvimento dele, se formam órgãos, membros, tudo! Então, a gente precisa ir um pouco mais devagar.

Além da parte hormonal, o seu metabolismo está acelerado. Antes ele somente tinha que dar conta de você e de repente ele precisa dar conta de criar uma nova vida.

Junto com o aumento do metabolismo há um aumento do batimento cardíaco e ao mesmo tempo a queda da pressão arterial, ou seja, o seu corpo está precisando mandar sangue para a placenta, mas também manter o seu corpo em perfeito estado.

Quando a pressão cai, você pode ter enjoo, tontura, além de claro, esse cansaço que talvez você não esperava sentir durante a gravidez.

Além de tudo, não vamos esquecer toda a emoção que acompanha o positivo de gravidez. Você começa a pensar mil coisas, sobre o bebê, sobre o futuro, sobre o pré-natal, e tudo isso vai roubar um pouco da sua energia e inclusive causar insônia, que consequentemente vai aumentar o seu cansaço.

O que fazer para reduzir o cansaço no primeiro trimestre de gravidez?

Descanse, o seu corpo está pedindo! E, algumas vezes descansar não significa apenas ficar parada sem fazer nada; pode ser também distrair a mente com outras atividades que diminuam sua ansiedade e medos, que são normais na gravidez. Diminuir a ansiedade vai ajudar você a dormir bem, pois o mais importante para um corpo descansado, é uma boa noite de sono!

Após o primeiro trimestre, o cansaço diminui muito, pois além do seu corpo ter acostumado com os hormônios, aquele impacto inicial da gravidez passa e pouco a pouco, todas as coisas que te preocupavam vão se encaminhando, por exemplo você já teve o primeiro ultrassom e sabe que o bebê está bem, começou a preparar a casa e informar-se mais sobre tudo que acontece na gravidez, talvez você já comprou ou está a caminho de comprar o enxoval e além disso, a barriga ainda não está muito grande.

Realmente o segundo trimestre é o trimestre do sonho! O que não significa que você estará totalmente tranquila; uma boa parte das mulheres não vão conseguir se sentir plenamente descansadas mesmo nesta fase. Porém, nada se compara com o terceiro trimestre de gravidez.

Cansaço no terceiro trimestre de gravidez

No terceiro trimestre, a ansiedade normalmente volta à tona, mas por razões diferentes das que tiraram o seu sono no começo da gravidez. Agora, o medo do parto, a finalização dos preparativos para a chegada do bebê, a ansiedade para conhecer o seu bebê, tudo isso é mais intenso.

Além da mente carregada, na reta final da gravidez você ainda tem o peso do bebê. Após a semana 35, o bebê começa a ganhar mais ou menos 200 gramas por semana, fora os outros pesos de fluidos corporais que se acumulam!

A cada semana o cansaço aumenta, sem contar se você engordou a mais, o que é bastante normal de acontecer. Então, o cansaço vem forte mesmo.

Dicas para reduzir o cansaço na gravidez

Em qualquer trimestre de gravidez, para reduzir o cansaço é importante descansar e dormir o máximo que puder, mas tem outras coisas que você pode fazer:

  • Como prevenção, fique atenta se seu cansaço tem alguma relação com a hipoglicemia. A diminuição de glicose pode acontecer, por exemplo quando você ficar muito tempo em jejum. Isso pode gerar dor de cabeça, enjoo e indisposição.
  • Comer leve vai te ajudar sentir-se melhor, fazendo intervalos curtos entre uma alimentação e outra você também reduz o risco de sentir a queda da glicose. Nestes intervalos, coma uma fruta, uma barra de cereais, enfim, coisas leves e nutritivas.
  • Se você trabalha muito tempo sentada, pelo menos a cada hora levante e dê uma caminhada. Andar é muito importante durante a gravidez para ativar a circulação e reduzir o inchaço.
  • Ao deitar, coloque um pouco as pernas para cima. Isso também ajuda a reduzir o inchaço e mal-estar.
  • Deitar virada para o lado esquerdo também ajuda a ativar a circulação e sentir menos incômodo.
  • Se você sentir dor na coluna, que normalmente ataca mais no último trimestre de gravidez, faça uma compressa de água quente para aliviar ou tome um banho relaxante.

Se você está sentindo um cansaço grande e já tentou todas as dicas que dei, converse com seu obstetra, pois ele pode identificar a causa e indicar um tratamento para você.

Monica Romeiro

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 


Quem leu este artigo também se interessou por:

 

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest