Quando o bebê começa a mexer na barriga?

29 January, 2019
bebê mexendo na barriga

Um dos momentos mágicos da gravidez é sentir o bebê mexer na barriga. A chegada desse instante é muito esperada por toda mãe, principalmente as mães de primeira viagem, e justamente para elas esta sensação incomparável pode demorar um pouco mais. Sabe por quê?

Não é porque o primeiro bebê mexe menos, mas porque a mãe de primeira viagem demora um pouco mais para identificar como é sentir o bebê mexendo no seu ventre ou confundir este momento com os movimentos do intestino, por exemplo.

Como você já sabe, cada gravidez é um mundo, por isso não existe uma regra sobre quando exatamente você vai começar a sentir o seu bebê mexer, mas dificilmente isso acontecerá com três meses de gravidez, normalmente as mães começam a notar entre as semanas 18 e 20.

Como identificar o bebê mexendo?

As primeiras mexidas do bebê na barriga da mãe não serão chutes colossais, muito pelo contrário. Na realidade, a partir de 7 semanas o bebê já começa a se movimentar, mas ele é tão pequeno e tem tanto espaço para ele dentro da placenta, que é impossível notar.

Para que você sinta o bebê, ele precisará pressionar as paredes do útero. E, para isso, ele precisa estar maior e ter mais força.

Como é a sensação do bebê mexendo no útero?

Existem muitas formas de sentir e interpretar esta sensação maravilhosa que une ainda mais a mãe ao bebê. No meu caso, senti como se fossem asinhas de borboleta muito suavemente acariciando minha barriga por dentro. Uma sensação gostosa e estranha ao mesmo tempo, que aconteceu comigo nas minhas duas gestações a partir da semana 17.

Algumas mães me contaram que sentiram diferente, como se alguém assoprasse lá dentro da barriga, outras, como se sentissem bolinhas de sabão que estouravam na barriga de forma muito delicada, e ainda tem também as mães que disseram sentir como se tivessem uma pluma provocando cócegas por dentro.

Como você percebeu, todas as descrições coincidem em uma coisa: No começo, a sensação é super suave!

Será que o que senti foi o bebê?

Só existe uma forma de saber se o que você sentiu foi o bebê mexendo: que esta sensação aconteça novamente. Você terá que prestar muita atenção, por isso, as gestantes que estiverem mais ativas podem demorar um pouco mais para perceber os movimentos do bebê enquanto eles ainda são muito suaves.

O que fazer para o bebê mexer

Se você entrou nas 22 semanas de gestação e ainda não sentiu o bebê mexer, não se preocupe, isso pode acontecer. Mas, se quiser dar uma forcinha ao bebê, eu tenho uma dica, porém você só pode seguir se não tiver problemas de diabetes ou contraindicação do seu médico:

  1. Coma uma barrinha de cereal pequena que tenha chocolate;
  2. Deite, pode ser a 45 graus, que é mais confortável e dessa forma você evita refluxo e azia, que é um sintoma de gravidez bastante frequente;
  3. Relaxe nessa posição por 15 a 30 minutos, observando suas sensações;
  4. Os efeitos do chocolate vão agitar o seu bebê, parece que os bebês já sabem o que é gostoso antes mesmo de nascer!

Se você fez este teste e não conseguiu sentir, fique tranquila, pode acontecer. Espere dois dias mais e tente novamente.

Quando ficam visíveis os movimentos do bebê?

A partir da semana 30 de gestação o bebê já é grande, por isso, quando ele mexer você poderá ver inclusive a barriga dar uns saltinhos, o que é incrível e, finalmente também poderá ser sentido pelo pai e outras pessoas.

Conversar com o bebê faz ele se mexer

A voz do papai pode inspirar o bebê a responder com movimentos. Comigo, isso só foi possível depois da semana 30. Percebi que quando meu marido falava por telefone com uma voz mais grave, sentia que o bebê começava a se mexer. Foi mais uma sensação maravilhosa de conexão!

Por isso, incentive seu parceiro a conversar com o bebê! Ele vai gostar e esta conexão vai ajudá-lo a participar de forma mais ativa da gravidez, começando a fortalecer o laço com o bebê.

O bebê parou de mexer quando colocam a mão na barriga

Durante a gravidez, o mundo do bebê ainda está muito ligado à mãe e, talvez quando ele sentir na sua barriga uma sensação diferente ao que ele está acostumado, pode ser que ele interrompa o movimento, mas não se preocupe, com o tempo ele vai se acostumar e inclusive brincar com isso.

Quando o bebê mexe pra valer

Quando a gravidez estiver nas últimas semanas, os movimentos do bebê serão tão fortes que pode chegar a doer, nessa fase, o bebê transformou sua barriga em uma academia de ginástica e qualquer movimento dele será sentido por você.

No final da gravidez o bebê mexe todo o corpo e inclusive brinca com o cordão umbilical, mas não se preocupe que ele não tem força suficiente para interromper a passagem de nutrientes.

Estou preocupada porque o bebê não mexe

Se você está seguindo um pré-natal completo, sendo acompanhada pelo obstetra e realizando os exames indicados, não têm com o que se preocupar.

 

calendario de exames de pré-natal

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


As pessoas que leram este post também se interessaram por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest