Calculadora da gravidez: Como saber a idade gestacional?

10 February, 2019
calendário de gravidez

Durante a gravidez, as mudanças no corpo da gestante e no desenvolvimento do bebê são constantes. Por isso, a gravidez é medida em semanas e não em meses. Desta maneira, consegue-se uma maior precisão para acompanhar a evolução e a do bebê.

Existem certos elementos chave e truques que podem ajudar você a situar-se sobre em que semana de gestação está:

  • Testes de gravidez com indicador de concepção
  • Aparição de certos sintomas
  • Teste de gravidez com coleta de sangue

calendario de exames de pré-natal

Testes de gravidez com indicador de concepção

Este tipo de testes costumam dar um resultado mais ou menos exato, que indica em que semana se produziu a concepção, coisa que se mostra de muita utilidade para fazer o cálculo de semanas de gravidez.

Aparição de sintomas de gravidez

Cada gravidez e mulher são diferentes, mas alguns dos sintomas aparecem em determinadas semanas de gestação.

Por exemplo, você faz teste de gravidez que deu um resultado positivo, mas ainda fica a dúvida: “de quantas semanas estou grávida?”. Se começou a sentir náuseas ou vômitos, provavelmente já terá passado o primeiro mês de gestação.

Fazer um teste de gravidez com coleta de sangue – Beta hCG

O teste de gravidez com coleta de sangue consiste em um estudo da concentração de hormônios associados à gravidez no sangue da mulher. São muito mais precisos e confiáveis que o teste de gravidez realizados a partir da urina.

Calculadora de gravidez

calculadora de semanas de gravidez é uma ferramenta que permite averiguar de uma forma simples com quantas semanas de gravidez você está.

A calculadora de gravidez se baseia na data de sua última menstruação e leva em conta a duração aproximada de seu ciclo menstrual para calcular o momento em que você ficou grávida, podendo saber deste modo a semana de gestação na qual se encontra.

Além de conhecer de forma aproximada a semana de gravidez, o teste da calculadora de gravidez também estima uma data provável do parto (DPP), o que ajuda a fazer um planejamento da gravidez semana a semana para deixar as coisas bem amarradas antes deste mágico momento.

De igual modo, ao conhecer a fase de seu estado de gestação, você poderá se informar de forma detalhada sobre as mudanças que experimentará seu corpo durante este período e o desenvolvimento do bebê no interior do seu ventre.

Como funciona a calculadora de gravidez

Existem muitas calculadoras digitais e aplicativos que podem tajudar a calcular a semana da gravidez. Para calcular, se utiliza a data de sua última menstruação para fazer uma estimativa da semana de gestação na qual você se encontra. Esta data é apenas uma aproximação, lembre-se que cada gravidez é única e a estimativa de tempo de gestação se faz a partir da última menstruação e não do dia exato da concepção.

Um dos fatores que você deve considerar na hora de fazer a conta é a regularidade de seu ciclo. Como norma geral, uma calculadora de gravidez divide a metade de um ciclo menstrual médio (28 dias), obtendo o momento mais provável de ovulação da mulher.

Deste modo, a aplicação subtrai a data atual à data da última menstruação e, além disso, resta essas duas semanas nas quais o óvulo não estava preparado para a sua fecundação; obtendo assim os dias ou semanas de gestação. No entanto, a calculadora de gravidez padrão tem como base um ciclo menstrual de 28 dias de duração, porém é habitual que um ciclo possa ter uma periodicidade entre 21 e 35 dias.

Se o seu ciclo não é de 28 dias, você precisa ajustar o resultado da aplicação. Se você tem um ciclo menstrual regular o resultado pode ser mais aproximado, por outro lado, ciclos irregulares são bastante difíceis de calcular.

Além disso, o ciclo menstrual de uma mulher não é exatamente idêntico em todas as ocasiões quando se trata de ovulação: diferentes fatores podem fazer variar o dia em que o óvulo é liberado, mesmo quando o dia da menstruação se mantém o mesmo.

O momento de gravidez mais provável é aos 15 dias da data da última menstruação, mas o óvulo pode ser expulso do ovário de forma natural com uma semana de margem. Inclusive, é possível que você tenha ficado grávida fora desta margem de datas!

O que me indica a calculadora de gravidez?

O cálculo que proporcionará a calculadora de gravidez mostra em semanas e dias o tempo que você está grávida, dessa maneira você pode acompanhar sua gravidez semana a semana, mas esta informação também serve para calcular a possível data do parto.

Saber a semana de gestação na qual você se encontra não só pode dar uma ideia clara do momento em que você ficou grávida, mas também permite organizar sua vida melhor, pois esta informação ajudará a distribuir as diferentes tarefas que você deve fazer antes da chegada do seu bebê, como a solicitação da licença de maternidade ou o planejamento de exames médicos do pré-natal.

Se você busca um método confiável, procure o médico

A calculadora de gravidez é uma ferramenta que serve para ajudar a calcular a sua semana de gestação, mas não é um método infalível. Você não deve assumir o resultado como certeiro, pois se trata de uma orientação sobre o momento de sua gravidez.

Se você está grávida e quer ter 100% de certeza de quantas semanas está, o melhor é procurar diretamente o seu médico, que tem mais experiência para confirmar as datas, mas ainda assim o cálculo do médico não está isento de erros, pela particularidade de cada gestação.

O seu médico a partir de calcular suas semanas de gravidez, vai programar o calendário de exames que devem ser feitos ao longo da gestação para garantir que você e o bebê se encontram em perfeitas condições.

Por que calcular semanas de gravidez e não meses?

O cálculo do tempo de gestação da gravidez nem sempre é fácil, mas é necessário para garantir a saúde da mãe e do bebê. Existem duas maneiras de expressar este tempo: em meses e em semanas.

O mais comum é falar de meses, já que fica mais simples e amplamente entendido inclusive para quem não sabe nada sobre gravidez. No entanto, os médicos preferem falar de semanas porque o pré-natal precisa desse nível de precisão em seu acompanhamento. Além disso, todas as semanas têm uma duração de 7 dias, enquanto nem todos os meses têm o mesmo número de dias ou ficam divididos com a mesma duração de semanas. Este maior rigor é necessário para avaliar a evolução da gravidez e do feto.

Por que é importante saber de quantas semanas estou grávida?

É muito importante, já que o conhecimento do momento exato de gestação permite ao médico avaliar o desenvolvimento do bebê e às mulheres compreenderem as distintas mudanças que o seu corpo experimentará. Além disso, nos ajuda a prever a data do parto.

Os médicos programaram os diferentes exames do pré-natal para comprovar o estado de saúde do seu bebê em função das suas semanas de gestação, já que algumas anomalias são visíveis apenas a partir de uma determinada data.

É o caso de alterações cromossômicas como a Síndrome de Down, síndrome de Patau ou síndrome de Edwards, que com exames como o teste pré-natal não invasivo NACE podem ser detectadas a partir da 10ª semana do gravidez, frente às 15 semanas que requere a amniocentese.

Se você está grávida e quer estar informada sobre o estado de saúde do seu bebê com relação à genética de uma maneira totalmente segura e eficaz, não fique na dúvida, solicite o contato da equipe da Igenomix.

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este artigo também se interessou por:

subir

Pin It on Pinterest