fbpx

Ácido fólico na gravidez e para engravidar

22 January, 2019
ácido fólico na gravidez

Você sabia que o ácido fólico não é um suplemento químico, mas sim uma vitamina? Quando falamos de ácido fólico estamos tratando da vitamina B9, que é importante para várias coisas, mas principalmente durante a gravidez para a formação do tubo neural do feto.

Este nutriente também tem outras funções importantes que você vai conhecer aqui:

Ácido fólico na gravidez para garantir a saúde do bebê

Antes de começar é importante você saber que o tubo neural é uma parte pequena no feto que irá ajudar a formar a coluna e a cabeça do bebê, especificamente, é a estrutura embrionária que dá origem à medula espinal e ao cérebro. O ácido fólico ajuda ao correto desenvolvimento do tubo neural e é recomendado de 1 a 3 meses antes da gestação e também durante os primeiros 3 meses de gravidez.

Com a correta formação do tubo neural, o bebê fica protegido contra problemas graves, tais como:

  • Malformação da coluna
  • Coluna Bífida
  • Anecefalia
  • Hidrocelafia

Não tomei ácido fólico antes de engravidar. E agora?

As pessoas que tomam ácido fólico têm menos probabilidade de ter bebês com problemas no tubo neural, mas caso você não tenha tomado a vitamina B9 antes da gravidez, isso não significa que seu bebê terá um problema ou que o risco é muito alto, pois provavelmente você ingere naturalmente ácido fólico, que está presente em vários alimentos. Além disso, dada a sua importância, no Brasil as farinhas de trigo estão enriquecidas com este nutriente.

Alimentos ricos em ácido fólico são as leguminosas, como o feijão, a lentilha, as verduras verde escuras, ovo e também o fígado.

Quanto ácido fólico devo tomar?

Os suplementos de ácido fólico geralmente têm 5 mg, mas a dose indicada para cada gestante deve ser uma recomendação médica, que será dada com base nos resultados de seu exame de sangue. Para evitar intoxicações, que são bastante raras, normalmente a recomendação de ácido fólico é de 6 meses, algo que pode variar dependendo da quantidade desse nutriente presente no organismo.

Por quanto tempo devo tomar ácido fólico?

O ideal é tomar por 3 meses antes de engravidar e durante os 3 primeiros meses de gravidez, pois sua importância para o bebê acontece no começo da gravidez até da 14ª semana, que é o período da formação do tubo neural.

Outros benefícios do ácido fólico

O a vitamina B9 também é boa para o sangue, ajudando na absorção do ferro e portanto, a prevenir a anemia.

Ácido fólico ajuda a engravidar?

Pesquisei muito sobre a relação entre ácido fólico e fertilidade em publicações médicas e pesquisas científicas e não encontrei evidências de que o ácido fólico ajuda a engravidar ou na ovulação. Para a fertilidade, existem muitos pontos importantes, como o peso adequado, os hormônios regulados, entre vários outros fatores que seu médico poderá de ajudar a descobrir, mas o ácido fólico não é um fator fundamental dessa lista. No entanto, pode sim ajudar tanto quanto manter o equilíbrio de todos os nutrientes necessários para se manter saudável ajuda.

Quer que eu te conte?

Se você quiser, pode ouvir minhas dicas sobre o ácido fólico em forma de vídeo:

Monica Romeiro

 

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir

Pin It on Pinterest