fbpx

Gripe durante a Gravidez: Como evitar e tratar?

2 April, 2019
gripe na gravidez

As gestantes ficam mais suscetíveis a doenças durante a gravidez. O sistema imunológico dá uma diminuída e fica mais debilitado. Por isso, o risco de pegar uma gripe aumenta.

Uma gripe durante a gravidez pode chegar a ser perigosa. Então, hoje vamos falar sobre como evitar, saber se ela faz mal ao bebê ou não, quando procurar ajuda, que medicamento pode ser considerado, entre outras dicas que podem ser muito úteis para você!

Antes de começar é importante falar da vacina contra a gripe, que é muito importante para todas as gestantes. O vírus da gripe é mutante e todos os anos pode variar, por isso esta vacina é indicada para ser tomada anualmente.

Durante a gravidez, existe uma série de medicamentos que você não pode tomar, como os antigripais, aspirina, descongestionantes nasais. Inicialmente todos os medicamentos devem ser evitados e só podem ser ingeridos após a indicação médica, que vai ponderar entre o risco do medicamento e o risco de não tomar o medicamento com relação à sua saúde e saúde do bebê.

Se você está gripada atualmente e está com uma febre acima de 38 graus que não está baixando ou com um cansaço extremo, procure um médico. Somente um médico poderá garantir a indicação de um medicamento seguro para você. Mesmo os medicamentos considerados seguros durante a gravidez, são seguros dentro de doses corretas, considerando cada caso e também a idade gestacional, por isso não arrisque!

A gripe da gestante faz mal para o bebê?

Não, inicialmente não. Mas se você estiver muito cansada, por exemplo, este seu mal-estar pode refletir no bebê. Principalmente quando associado à febre acima de 38 graus que você não está conseguindo baixar com banho morno.

Como evitar a gripe durante a gravidez?

As formas de evitar a gripe na gravidez, são aquelas bem conhecidas para manter uma gestação saudável:

  • Alimentação equilibrada
  • Ingerir vitamina C para fortalecer o sistema imunológico. Se você já estiver gripada, a vitamina C não irá curar a gripe, mas ajuda a fortalecer o seu corpo.
  • Ingerir muito líquido
  • Atividade física moderada também ajuda a manter o corpo mais forte
  • Descansar. Durma ao menos 8 horas por dia para recompor suas energias diariamente
  • Também tem algumas dicas especiais contra a gripe durante a gestação que são aqueles bons e velhos conselhos da vovó, que fazem todo sentido:
  • Evitar locais fechados com muitas pessoas para evitar ser contagiada
  • Lavar as mãos ao chegar da rua e antes de se alimentar
  • Ter um álcool em gel na bolsa sempre a mão, para ser mais prático nos momentos em que lavar a mão não é possível. Este álcool também será ótimo para usar depois de usar a maçaneta das portas dos banheiros públicos, que apesar de ter lavado a mão, você toca para sair e entrar no banheiro.

Estou gripada e grávida, e agora?

Se você está grávida e pegou uma gripe, não se desespere, com alguns cuidados tudo vai ficar bem.

  • Em primeiro lugar, como comentei antes, se você estiver com uma febre acima de 38 graus que não baixa ou está muito exausta, você precisa consultar um médico. As receitas caseiras não serão suficientes para o seu caso.
  • Beba muita água para ajudar a eliminar toda a secreção que está acumulando no seu corpo.
  • Mesmo que não tenha muito apetite, alimente-se bem e priorize frutas, verduras e legumes, para ter o máximo de nutrientes possíveis, mesmo que não consiga comer muito.
  • Descansar muito para que suas energias se concentrem na sua recuperação

Receitas caseiras contra os sintomas da gripe na gravidez

Nariz entupido: Uma forma caseira e segura para desentupir o nariz é a inalação com soro fisiológico. Se você não tiver um inalador, você pode jogar uma água bem quente em uma bacia e colocar na água umas 3 gotinhas de eucalipto ou umas folhas de hortelã ou menta, que ajudam a dar um frescor e a expelir a secreção que está impedindo você de respirar bem. Você vai colocar uma toalha na sua cabeça para que o vapor da bacia chegue diretamente ao seu rosto.

Garganta irritada: Para a garganta a melhor coisa é um chá de limão adoçado com mel. Tome quente e devagar. Além de ser uma delícia, vai aliviar a inflamação. Se a irritação for muito grande, você pode fazer um gargarejo de água e sal, com cuidado para não engolir.

Tosse: Para aquela tosse seca e desagradável o chá também vai ser a sua solução! Para esta situação, o ideal é o chá de camomila com umas gotas de limão e adoçado com mel.

Febre: Para a febre, como eu disse, tome um banho morno, mais próximo do frio que do quente para reduzir a temperatura corporal, lembrando mais uma vez que se o banho não ajudar, você precisa consultar o médico.

Sinusite: Se o que você tem é sinusite, minha dica é colocar em um lenço umas 3 ou 4 gotinhas de óleo essencial de manjerona. Tenha o lenço sempre perto para inalar de vez em quando para ajudar a diminuir o desconforto e também a própria sinusite.

Receita da minha família contra a gripe para dormir bem

Agora vou passar a minha receita preferida de gripe, que era da minha avó, da minha mãe e que eu também usei para conseguir ter uma noite de sono tranquila. Você vai descascar um limão e colocar toda a casca em uma panela, só a casca, depois de lavar bem. Corte a casca em pedaços menores. Coloque na panela com a casca do limão uma colher de sopa de açúcar e coloque no forno para caramelizar, mexendo sempre e fazendo um pouco de pressão na casca do limão para ele liberar seu suco. Quando o açúcar estiver caramelizado, jogue uma xícara de leite nessa mistura e mexa um pouco mais no fogo baixo ou até mesmo desligado.

Coe esta espécie de chá e coloque em uma xícara para você tomar quentinho antes de dormir. É importante tomar antes de dormir porque você após tomar precisa manter o corpo quente. Você vai notar que após tomar este chá você vai sentir calor!

Quer que eu te conte?

Acesse a versão em vídeo deste post:

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


Que leu este artigo também se interessou por:

 

subir

Pin It on Pinterest