Gravidez e trabalho: Como conciliar?

23 June, 2017
gestante trabalhando tranquila

Gravidez e trabalho são compatíveis. No entanto, é possível que em algum momento da sua vida a mulher deva avaliar se as condições do seu trabalho podem implicar em algum risco reprodutivo, ou seja, se podem afetar sua capacidade de engravidar ou o desenvolvimento do feto.

Como o trabalho pode afetar a gravidez?

Hoje em dia a grande maioria das mulheres decidem conciliar, na medida do possível, a gravidez e a carreira profissional. De fato, algumas trabalham até poucos dias antes do parto já que manter-se ocupada e fazer o mínimo de mudanças na rotina pode ser positivo para estar mais tranquila no caminho em direção desta nova etapa da vida da mulher.

No entanto, é comum que durante o último trimestre da gestação a mulher se sinta um pouco incômoda em manter o ritmo de trabalho normal devido às mudanças físicas do corpo, a gestante se sente mais cansada do que normalmente se sentia no começo da gravidez. Também pode acontecer que uma mulher tenha que fazer repouso por uma recomendação médica, caso exista algum risco para a sua saúde ou para a saúde do bebê.

Entre os principais casos médicos onde é recomendado o repouso durante a gravidez estão:

  • Casos anteriores de abortamento espontâneo
  • Risco de parto prematuro
  • Gestação múltipla
  • Pressão alta, pré-eclâmpsia ou placenta baixa
  • Caso o bebê não esteja se desenvolvendo corretamente

Para trabalhar durante a gravidez é básico considerar alguns pontos:

  1. Os trabalhos que exigem esforço físico como levantar ou empurrar peso aumentam o risco de ter problemas durante a gestação.
  2. Os trabalhos que requerem passar muitas horas sentada podem causar inflamação nas pernas, risco elevado de manter posturas inadequadas e sofrer lesões na parte baixa das costas associadas, entre outros fatores, ao aumento do peso durante a gestação.
  3. As tarefas que exigem contato com produtos químicos (chumbo, mercúrio, pesticidas ou dissolventes) podem colocar em risco a saúde da mãe e do bebê, razão pela qual devem ser evitados ao máximo.
  4. O mesmo acontece se ao trabalhar é preciso estar exposta a fatores biológicos de risco para a saúde como infecções, vírus, bactérias, fungos ou parasitas.
  5. Por último, os estados de ansiedade e/ou estresse estão relacionados com o baixo peso do bebê ao nascer e aumentam o risco de parto prematuro.

Conselhos práticos para compaginar gravidez e trabalho de forma saudável

Além das recomendações básicas para uma gravidez saudável (cuidar da alimentação, eliminar hábitos tóxicos, fazer exercícios leves frequentemente, descansar bem e eliminar riscos ambientais), podemos agregar outros conselhos vinculados diretamente com o trabalho, entre as dicas, destacamos: 

  • De olho na postura enquanto trabalha

Durante a gestação o aumento de peso afeta o equilíbrio, as articulações (que tendem a ficar mais frágeis) e os músculos. Encontre uma postura mais cômoda para reduzir a sensação de cansaço e a probabilidade de se lesionar. Por exemplo, ao sentar, coloque uma almofada na parte baixa das costas para reduzir a dor lombar.

  • Evite estar muito tempo na mesma posição

Caminhe distâncias curtas várias vezes por dia, utilize sapatos confortáveis e alterne a realização das atividades em pé e sentada. Dessa forma, você evita o inchaço nas articulações e pernas.

  • Mantenha-se hidratada

Elimine ou reduza ao máximo bebidas estimulantes como o café ou chá, beba muitos líquidos e não segure a vontade de ir ao banheiro para evitar a retenção de líquidos.

  • Se você trabalha em ambientes externos, proteja-se do sol e do calor

Estar exposta de forma prolongada a altas temperaturas pode ser prejudicial para a mãe e para o bebê.

  • Tome as medidas de segurança necessárias e se precisar, peça ajuda!

Utilize os EPI (equipamentos de proteção individual). Converse com seu médico se no seu trabalho você precise manipular substâncias tóxicas ou agentes biológicos. Também comente se você trabalha por turnos, se realiza jornadas de trabalho muito longas, se o seu trabalho exige muito esforço físico, passar muitas horas em pé ou andando. Caso você trabalhe com crianças, pessoas doentes ou animais, também é preciso adotar certas medidas de segurança para trabalhar e ter uma gravidez tranquila e sem riscos.  

Gravidez e trabalho sem estresse

Em muitas ocasiões trabalhar durante a gravidez pode causar agonia e estresse, não apenas pelo estado físico, mas também pelas muitas dúvidas envolvidas no processo da espera de um bebê. Principalmente, a futura mãe se preocupa com a saúde e desenvolvimento do futuro bebê. Por isso, para ter uma gravidez sem estresse é importante fazer todos os exames necessários que comprovem que o bebê está crescendo saudável.

O teste Pré-natal não invasivo NACE é o NIPT da Igenomix que permite de forma não invasiva confirmar que o bebê não possui alterações cromossômicas. O exame é seguro para todas as gestantes e especialmente recomendado para mulheres com mais de 35 anos e aquelas que engravidaram através de tratamento de fertilização in vitro.

O teste NACE permite detectar alterações nos cromossomos 21, 18 e 13, responsáveis respectivamente pela Síndrome de Down, Edwards e Patau. Informe-se sobre como fazer este teste que está disponível para as gestantes a partir da 10ª semana de gravidez.

 

subir

Pin It on Pinterest