Gravidez sem sintomas é normal?

gravidez sem sintomas

Se você engravidou e está preocupada porque sua gravidez não tem sintomas, vou te deixar tranquila. Sim é possível ter uma gravidez sem e isso pode ser uma boa notícia!

Nem todo mundo sente aqueles sintomas de gravidez super típicos:

  • Enjoo
  • Tremida na barriga
  • Seios sensíveis
  • Cansaço
  • Ausência de menstruação

Entre todos os sintomas, a ausência de menstruação é o principal sinal de gravidez, mas até este sintoma pode ser mascarado porque  30% das mulheres têm sangramento durante a gravidez no processo de nidação, que é quando o óvulo fecundado se fixa na parede do útero realizando a implantação embrionária.

Durante a implantação do embrião, como o tecido que reveste o útero têm muitos vasinhos, alguns podem romper provocando o sangramento. Este período coincide com a fase que a menstruação aconteceria, portanto, é muito fácil acreditar que se menstrua estando grávida.

Mas tem mais, você pode me dizer: Tive um segundo sangramento no segundo mês de gravidez, também coincidindo com a época da menstruação. O que foi isso?

Durante a gravidez o útero está em expansão e por conta disso pode acontecer mais rompimentos de vasos, mas isso não significa que você não tenha que avisar o seu médico e confirmar que está tudo bem. Sempre informe seu médico de sangramentos.

Por que minha gravidez não tem sintomas?

Esclarecida a questão da menstruação confundida com a nidação, ainda existe o mistério dos outros sintomas, por que eles não se apresentam? Basicamente são duas possibilidades:

  1. Você não percebeu os sintomas por confundir com outras coisas

Como os sintomas de gravidez são bastante comuns tanto durante a TPM ou serem associados a outras causas, por exemplo o estresse ou alimentação inadequada.

Quando não se desconfia da possibilidade de gravidez, vários sintomas que poderiam ser um indicativo acabam passando despercebidos ou atribuídos a outros motivos. Por exemplo: Você liga o cansaço ao estresse.

  1. Realmente você não sente

Vários hormônios atuam na gravidez, o principal deles é o hormônio hCG, que é um hormônio que só se manifesta durante a gravidez. Normalmente este hormônio é o responsável pela maioria dos sintomas, porém você pode não ser tão sensível a ele, o que fará com que seja mais resistente aos sintomas.

Não há regras para os sintomas de gravidez

Apesar de existir os sintomas típicos, não existe regra. Pode ser que você não tenha enjoos no começo da gravidez e comece a sentir a partir da décima semana, pode ser que você não tenha sintomas na primeira gravidez e tenha na segunda, pode ser o contrário, que tenha sintomas na primeira e não tenha na segunda. Ou seja, não é apenas que cada mulher é única, cada gravidez é única.

Por que normalmente os sintomas diminuem depois de 12 semanas de gravidez?

A atuação dos hormônios de gravidez tem um papel importante para assegurar que o corpo esteja preparado para ajudar o bebê no seu desenvolvimento. Até a plena formação da placenta, um órgão que será a casa do bebê e que é gerado a partir de células do próprio embrião, os sintomas da gravidez costumam ser mais intensos.

No entanto, a formação da placenta não garante o fim dos sintomas, que podem surgir por outras razões, que normalmente estão associados pelo crescimento do bebê, afetando a coluna, a disposição e o sono da gestante.

Quer que eu te conte?

Assista a versão em vídeo deste post:

 

Monica Romeiro

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 


Quem leu este artigo também se interessou por:

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest