Sintomas de nidação

19 March, 2019 ,
sintomas da nidação

A nidação é o nome conhecido para o processo de implantação do embrião no útero materno. Tem muita coisa para se dizer sobre esse assunto, mas hoje eu vou focar nos sintomas.

O que acontece é o seguinte, se você falar para mim, “assim que eu tive a relação eu senti que estava engravidando, eu senti que aconteceu”, eu vou ter que dizer que isso até pode ser uma intuição ou ansiedade, mas não é possível ser um sintoma de implantação, porque este processo não é tão rápido…

A implantação do embrião ocorre cerca de 5 ou 6 dias após a sua ovulação. Acontece assim:

  1. Vocês tiveram a relação
  2. Os espermatozoides saíram correndo atrás do óvulo, que vai estar lá nas trompas de Falópio
  3. Se o óvulo não estivar lá, os espermatozoides ainda não desistem, eles continuam nadando com a esperança de fecunda-lo. Os espermatozoides podem sobreviver no corpo da mulher entre 3 e 5 dias aguardando o óvulo aparecer!
  4. Quando o espermatozoide encontrar e penetrar o óvulo, acontece a fecundação
  5. Então o óvulo fecundado inicia seu processo de desenvolvimento, dividindo e multiplicando células até chegar à parede do útero
  6. A parede do útero se chama endométrio, e é lá no endométrio que o embrião vai começar se implantar

O que é implantação embrionária?

Implantar, no caso do embrião, significa fixar-se na camada do endométrio. A partir da implantação que começam os sintomas. Lembrando que cada gravidez é única, portanto também pode acontecer de você não sentir nenhum sintoma nesse momento.

É quando o embrião começa a criar raízes no seu útero que você pode começar a sentir como se algo entrasse na sua barriga. Claro, nada muito forte, e nem sempre é percebido, mas pode ser que você sinta umas pontadinhas ou uma cólica – não aquela cólica que a gente se revira na cama e sim uma cólica que pode incomodar e persistir durante alguns dias.

Os sintomas de nidação podem facilmente serem confundidos com os sintomas de cólica menstrual que não sejam dores super intensas, como é comum para mulheres portadoras de endometriose, por exemplo.

Efeitos da progesterona e hormônio da gravidez

Quando acontece a ovulação a gente tem o corpo-lúteo (uma glândula endócrina) que fica segregando progesterona. Este hormônio causa algumas mudanças no nosso corpo, que não são regra, mas que são comuns para muitas mulheres:

  • Dor de cabeça
  • Aumento ou diminuição da temperatura basal em cerca de 1 grau, algo mais difícil de medir, porque precisa ser feito de manhã, antes de levantar da cama.
  • Algo que acontece em cerca de 30% das nidações, é um sangramento provocado pela ruptura de alguns vasinhos no processo do embrião estabelecer sua conexão com o endométrio. Este sangramento pode durar entre 1 a 3 dias e não será algo muito intenso, como a menstruação comum. Por isso, muitas mulheres podem confundir a nidação com a menstruação e pensar que menstruou estando grávida.
  • Olfato de super-heroína. Você começa a ter uma sensibilidade para odores muito aguçada, o que como consequência como acabar gerando aversão a certos aromas. Por exemplo, no começo da gravidez várias mulheres podem começar a sentir enjoos com o cheiro do marido ou na hora de cozinhar. Eu, por exemplo, cheguei a confundir este sintoma com intoxicação alimentar quando estava grávida do Lucas. Eu pensei que tinha tido uma intoxicação alimentar por conta de um acarajé, que eu amo de paixão.
  • Muito sono. Pode acontecer que você só pense em dormir, sabe aquele cansaço que não te deixa assistir um filme, de manter-se acordada diante do computador ou que te impede de manter os olhos abertos em qualquer momento que você sentar no sofá?
  • Dilatação dos vasos. Os vasos sanguíneos começam a dilatar, e essa é uma das razões que explica porque o seu olfato está mais sensível. Para quem tem pressão baixa, a dilatação dos vasos pode provocar um pouco de tontura e mal-estar, principalmente na hora de levantar. A dilatação dos vasos unida ao aumento da progesterona é o que provoca aquela dor de cabeça que falei anteriormente.
  • Por último, uma experiência que tenho ouvido bastante mães concordarem comigo, é um gosto diferente na boca. Sabe aquele gosto de cabo de guarda-chuva? Ou mais metalizado, gosto de ferrugem? Um sabor na boca que persiste, mesmo depois de escovar os dentes? Esse sabor…

Vale lembrar que a implantação leva vários dias, por isso estes possíveis sintomas não passam rápido.

Durante este período, além do aumento da progesterona, seu corpo está produzindo um novo hormônio que é conhecido como o hormônio da gravidez, porque está presente somente no período gestacional. O hormônio hCG, que é inclusive o hormônio que o teste de gravidez identifica para dar seu positivo. Este hormônio começa a ser produzido aproximadamente após o terceiro dia de implantação.

Demora um tempo para que o hCG possa ser identificado nos testes de gravidez, tanto no exame de sangue, quanto no teste de farmácia, porque é preciso uma quantidade mais elevada desse hormônio no organismo para que ele possa ser detectado.

Tenho todos os sintomas de gravidez. Posso ter certeza que estou grávida?

Se você estiver sentindo tudo que listei aqui, ainda assim você precisa aguardar o atraso menstrual para realizar o teste de gravidez. É muito difícil ter certeza apenas com os sintomas, porque têm muitos fatores, inclusive emocionais em jogo.

Podemos estar com uma cabeça de tentante, então a vontade de engravidar muitas vezes pode provocar que a gente sinta todos os meses os sintomas de gravidez. Por outro lado, também tem aquela cabeça de quem está preocupada que não queria engravidar e está com medo. Tudo pode afetar o que sentimos!

O estresse pode causar atraso menstrual. Por isso nossa cabeça pode ser nossa pior inimiga nestes momentos. Então, é muito importante segurar a ansiedade e aguardar para tirar a dúvida com o teste de gravidez, que é a única forma de ter certeza. Eu estou torcendo por você!!

Quer que eu te conte?

 

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest