Conselhos que todo futuro papai deve seguir na gravidez

Você e sua parceira terão um bebê! Essa descoberta costuma ser acompanhada de muitas alegrias e inseguranças. Para te ajudar nessa fase, vamos dar alguns conselhos e dicas que todo futuro papai precisa saber durante a gravidez.

O tempo em que só a mulher se preocupava com a gestação ficou no passado. Os homens estão participando cada vez mais desse momento, o que é muito positivo para a futura mamãe, que não ficará sobrecarregada; para o pai, que vivenciará melhores momentos em família; e para a criança, que crescerá em uma família com relações mais sólidas e felizes.

 

Melhores conselhos para o futuro papai

1 – Acompanhe todas as consultas que puder. Esse é o principal conselho que o futuro papai deve seguir, já que só assim você saberá por quais mudanças a mulher passará nesse período e poderá ajudar e acompanhar a alimentação, atividades físicas e cuidados com a saúde da gestante.

 

2 – Ajude sua parceira a manter a estabilidade emocional. A gravidez é um período de grandes alterações hormonais, por isso é comum que a mulher tenha mudanças de humor como em uma TPM. O papel do futuro papai aqui é sempre manter o diálogo, evitar discussões desnecessárias e ajudar a gestante em seus momentos de dúvida.

 

3 – Participe das grandes e pequenas decisões. É importante que você ajude a escolher:

– O nome do bebê;

– Itens como berço, carrinho, cadeirinha do carro;

– Decoração do quarto;

– Peças que irão na mala do bebê.

 

4 – Mantenha uma relação de amizade e companheirismo. Todos os conselhos que listamos acima dependem de um bom relacionamento entre você e a gestante. Lembre-se: a vida que está sendo desenvolvida também depende muito de você, por isso, dialogar sobre as experiências e mudanças, conversar com o bebê e participar dos exames é tão fundamental.

 

Preparação para parto

Se o casal optou por esperar o parto normal, é importante se informar com o médico obstetra sobre todas as etapas desse processo. Cada gestante reage de uma forma ao trabalho de parto (algumas sentem mais dor do que outras, por exemplo). Por isso, é preciso que o papai mantenha a calma e dê todo o suporte para a mulher.

Pesquise e saiba mais sobre as contrações e tente ajudar a identificar apenas as dores musculares, que não indicam a hora do parto (as Braxton Hicks) das contrações reais, que são sentidas no abdômen e na parte inferior das costas e se tornam mais intensas e rápidas com o passar do tempo.

Se for preciso realizar uma cesariana, pode ser que a gestante também fique ansiosa, tensa e amedrontada, já que se trata de um processo cirúrgico. Portanto, converse com sua parceira e tente ficar ao lado dela na sala de cirurgia para dar todo o suporte e participar desse momento tão importante.

subir

Pin It on Pinterest