Como evitar estrias durante a gravidez
Durante a gravidez o corpo da mulher passa por importantes mudanças físicas e hormonais que provocam diversos sintomas característicos da gravidez. Alguns desses sintomas estão relacionados com a pele, como por exemplo a acne, as varizes e também as estrias.
Apesar de ser uma questão estética e não de saúde, as estrias nunca são desejadas e eliminá-las é difícil. Por isso, desde o início da gestação é preciso colocar mãos à obra para evitar que as estrias da gravidez apareçam. A seguir você aprende o que fazer a respeito!
Prevenir estrias da gravidez
Normalmente as estrias aparecem nos seios, abdômen, pernas e glúteos, e são mais comuns nos últimos meses da gestação. Entre as zonas afetadas a principal é sem dúvida o abdômen, isso acontece porque essa região é onde a pele mais estica devido ao crescimento da barriga.
Dependendo de quantos quilos você ganha durante a gravidez, o risco de estrias será maior, mas também conta muito a tendência genética, já que pessoas com mais elasticidade de pele têm menos possibilidade de ter estrias. As principais situações que aumentam a propensão para que as estrias apareçam são:
- Estar esperando mais de um bebê
- Antecedentes da família que tenham estrias
- Se você for muito jovem (gravidez na adolescência)
- Quando o bebê é muito grande
- Ganho de peso muito rápido ou acima do indicado
Agora que você já sabe porque as estrias podem aparecer, o mais importante é saber prevenir, já que os tratamentos para eliminar estrias posteriormente não são muito eficazes e provavelmente sairia mais caro do que a prevenção.
O que fazer para evitar estrias durante a gravidez
Evitar as estrias durante a gravidez não é um trabalho complicado, mas exige disciplina para cuidar tanto de dentro para fora quanto de fora para dentro. A hidratação é a chave para a prevenção, o que está relacionado com a alimentação e tonificação do corpo. Anote bem estes conselhos para não deixar que as estrias apareçam!
- Hidrate sua pele várias vezes ao dia para permitir que ela se mantenha flexível e que o aparecimento de estrias seja reduzido ao máximo. Não esqueça de hidratar-se por dentro, ou seja, beba aproximadamente 2 litros de água ao dia para beneficiar a pele pelos dois lados, o de dentro e o de fora.
- Aposte por uma dieta saudável. Uma alimentação nutritiva e equilibrada é sinônimo de pele saudável. Você provavelmente já está cuidando da dieta para beneficiar o desenvolvimento do bebê, portanto não será difícil manter uma boa alimentação para evitar ganhar mais peso que o necessário. Você não precisa comer por dois! Uma boa estratégia é fazer refeições leves em intervalos menores de tempo, dando preferência a frutas e alimentos não industrializados.
- Pratique exercícios físicos, se precisar de algumas dicas sobre os melhores exercícios para gestantes, dê uma olhada no post que escrevemos sobre exercícios durante a gravidez.
- Use cremes Antiestrias que favoreçam a criação de fibras elásticas, colágeno e contenham compostos ativos para reparar a pele. Durante a aplicação dos cremes, massageie bem, principalmente as áreas com mais riscos como o abdômen, quadril, seios e coxas.
- Usar um sutiã adequado para evitar as estrias nos seios é fundamental. Certifique-se que estão adequados em tamanho e, se tiverem alças reforçadas, melhor! Um bom sutiã não apenas vai ajudar a evitar as estrias, mas também vai reduzir dores nas costas
- Mantenha a prevenção contra estrias também após o parto. Siga os mesmos conselhos pelo menos durante 6 meses após o nascimento do bebê. Nesse período o corpo está em fase de recuperação e os benefícios de manter os cuidados serão notados por você!
Gostou das dicas? Se você não está grávida, mas tem tendência para estrias, estes mesmos cuidados podem ser úteis para você.