6 Dicas para diminuir o enjoo matinal durante a gravidez
O enjoo matinal é um sintoma típico do começo da gravidez e atinge mais da metade das mulheres gestantes. Se você está no primeiro trimestre de gestação e sente náuseas, saiba que existem soluções para reduzir o problema e evitar a indisposição.
As causas para o enjoo matinal são variadas. Ele pode estar ligado a fatores psicológicos, alterações hormonais e atraso nas atividades digestivas do estômago, que são reações completamente comuns no corpo em constante mudança da gestante.
Não sentir enjoo também é normal – não indica nenhum problema com você ou com seu bebê.
6 dicas para reduzir o enjoo matinal
1 – Coma de 3 em 3 horas: sim, comer é importante para reduzir o enjoo matinal! Fazer cinco ou seis refeições pequenas ao longo do dia e não passar muito tempo com o estomago vazio ajuda a acelerar o metabolismo e evitar gastrite ou náusea.
2 – Evite ingerir líquidos durante as refeições: isso prejudica o processo de digestão. Mas é importante se manter hidratada, por isso beba pela menos 2 litros de água por dia.
3 – Descanse: como falamos, as náuseas durante o começo da gravidez podem ter causas emocionais e psicológicas. Por isso, dormir bem e evitar situações de estresse e ansiedade colaboram para o seu bem-estar.
4 – Pratique exercícios leves: manter as atividades que você fazia antes da gravidez ou caminhar (sempre com acompanhamento médico) aumentará sua disposição física e mental, ajudará a aliviar dores, além de evitar inchaços e possíveis enjoos.
5 – Evite odores fortes: o enjoo pode ser desencadeado por cheiros fortes e incômodos. Portanto, prefira usar perfumes leves e evite alimentos com odores que te causem mal-estar.
6 – Não faça movimentos bruscos: quando acordar espere entre 10 a 15 minutos para sair da cama. Levante-se suavemente para evitar queda de pressão.
Alimentos que você deve comer ou evitar durante a gravidez
Evite:
– Alimentos com alto teor de gordura, fritos ou picantes.
– Café preto, alho ou cebola crus.
– Comidas e bebidas muitos quentes ou geladas.
Coma:
– Alimentos riscos em proteína (carnes magras, derivados do leite, soja, brócolis, tomate, ervilhas e uvas).
– Massas e grãos integrais (arroz, pão ou macarrão).
– Alimentos secos como torradas ou biscoitos “água e sal” podem ser deixados ao lado da cama, para serem consumidos antes da gestante levantar.
Dicas de alimentação para gestantes
Ingerir comidas saudáveis deve ser uma das principais preocupações da gestante, porque isso garantirá o desenvolvimento saudável do bebê. Siga nossas dicas de alimentação com 3 cardápios diferentes para se sentir bem-disposta e mais saudável.