Como o ambiente uterino influencia na saúde do bebê? | Epigenética na Gravidez

15 October, 2020
epigenetica

A saúde materna e, como consequência o ambiente uterino, tem um efeito direto na epigenética do bebê, ou seja, influencia na expressão dos genes, podendo desencadear certas condições, como a diabetes.

O estudo da epigenética tem explicado como certos mecanismos podem afetar o comportamento dos genes sem mudar seu DNA. Um campo que vem ganhando importância com o avanço das pesquisas, principalmente em relação à comunicação materno-fetal.

Cientistas da Igenomix foram os primeiros a conseguir a comprovação científica da hipótese de comunicação materno-fetal, descobrindo um novo mecanismo de comunicação célula-célula, que ocorre antes do embrião iniciar sua implantação e começar o processo da gravidez.

Apesar da comprovação relativamente recente (2015), a hipótese da comunicação epigenética entre mãe e bebê surgiu em 1990 por Barker, que suspeitava que fatores além da genética do bebê poderiam provocar algumas doenças ligadas ao que ocorre no ventre materno.

Como funciona a epigenética?

A epigenética é a regulação da expressão gênica sem alteração da sequência do DNA, esses processos podem ser desencadeados como consequência do estilo de vida, por exemplo, pelo tabaco, obesidade e sedentarismo.

Para ilustrar melhor, imagine uma placa com várias lâmpadas. As lâmpadas representam os genes e o fato de estarem acesas ou apagadas seria a expressão dos genes. Agora imagine que alguma força elétrica poderia provocar a queima de algumas lâmpadas ou até mesmo provocar que alguma lâmpada apagada acenda; essa força seria o efeito epigenético.

epigenética

Uma forma de estudar a epigenética tem sido através dos tratamentos de Fertilização in vitro com óvulos doados. Nesses casos onde o bebê possui o DNA da doadora, a influência epigenética fica evidente:

Garanta um ambiente saudável durante a gestação

Preparar o corpo antes da gravidez é algo muito importante. Uma revisão geral da saúde, mudanças de hábitos e preparação do corpo antes de iniciar as tentativas de gravidez, além de evitar complicações gestacionais, podem contribuir para que o bebê nasça saudável e não desenvolva no futuro condições como a hipertensão, diabetes e obesidade.

A genética pode ser modificada para o nascimento de um bebê saudável?

Não. Apesar do nosso estilo de vida e certos hábitos poderem ser modificados para garantir uma melhora da saúde e evitar algumas enfermidades, existem doenças genéticas que são causadas por outros mecanismos, como por exemplo, as alterações cromossômicas ou em genes que, mesmo diante de todos os avanços científicos, ainda estamos distantes de curar.

Felizmente existem formas de prevenção realizadas antes da gravidez com a ajuda de testes genéticos pré-implantacionais, que analisam os embriões antes de sua implantação no útero materno, possibilitando prevenir a passagem de muitas doenças.

Famílias que estão planejando engravidar e têm conhecimento de uma doença que vem sendo transmitida de forma hereditária, podem contar com o aconselhamento genético para identificar seu risco de forma personalizada e realizar a prevenção, se for preciso. Entenda como funciona:

Saiba mais sobre o aconselhamento genético e consulte os especialistas da Igenomix para aumentar suas chances de gravidez e nascimento de um bebê saudável.

 

Amanda Shinzato, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

 

subir

Pin It on Pinterest