Como superar o medo do parto?

4 July, 2019
medo do parto

O medo do parto pode ter diferentes razões. Eu tenho recebido a cada dia mais pedidos para falar sobre esse assunto e fico feliz de trazer este tema porque, na minha opinião, significa que estamos perdendo o receio de expressar esta ansiedade que, no final, imagino que toda gestante e todas mulheres têm!

Podem existir diferentes motivos para sentir medo do momento que marca o fim da gravidez e o começo de uma nova etapa na vida. Para superar o que te preocupa, você precisa descobrir qual é o seu motivo. Só assim é possível passar para o passo seguinte que é perder o medo do parto com as estratégias corretas para o seu caso.

Aqui vou dar dicas para combater os principais medos. Leia até o fim, porque algumas coisas servem inclusive para melhorar ainda mais a experiência das futuras mães que estão tranquilas com relação a este momento mágico que é o nascimento do bebê.

Medo da dor do parto

Se este for o seu medo, a boa notícia é que você não precisa sentir dor, mesmo optando por um parto normal! Converse com o seu obstetra que ele vai te orientar a respeito. Caso sua decisão seja um parto natural, mas o medo da dor não sai da sua cabeça, este é o momento de você saber mais sobre o parto natural:

Em um parto natural, você não sentirá 12 horas de dor, não se preocupe, existe vários momentos de contrações e a dor mesmo é apenas no momento ativo do parto, uma dor que termina assim que o bebê sai e você é dominada por uma sensação de êxtase incomparável.

No caso do medo de dor, entender o tipo de dor em todas fases do parto para concluir se você quer evitá-la ou não é algo que te ajudará muito a superar a ansiedade e estar preparada.

Sempre é bom ouvir a experiência de outras mães, mas para não aumentar o seu medo, também é bom filtrar os comentários de pessoas que parecem gostar de fazer terrorismo com relação ao parto. Se você já é gestante há algum tempo deve ter percebido que não faltam comentários assustadores; se acaba de receber o seu positivo de gravidez, em breve vai se dar conta que é preciso aprender que nem tudo que você escuta sobre a gestação e maternidade se aplica a você. Cada gestação é uma experiência única.

Normalmente o medo de parto acontece mais na primeira gestação, onde tudo é desconhecido. Foi assim no meu caso, que no primeiro estava apavorada e no segundo me senti bem tranquila.

Medo do que vêm depois do parto

O medo de não dar conta e medo de que você não seja mais você mesma após o parto são outros fantasmas que atormentam as gestantes. Mais uma vez quero falar da minha experiência para você. Eu sou filha, sou amiga, sou profissional, sou mulher e nenhuma parte de mim morreu quando a “Monica mãe” nasceu. Claro que nos primeiros meses da maternidade você provavelmente só conseguirá ser mãe e outras partes de você não terão muita voz, mas isso é passageiro; parte de um processo para atender o primeiro momento de necessidades do bebê, depois de um tempo todas as suas facetas e papeis estarão de volta, assim como aconteceu comigo.

Medo de não dar conta de ser mãe

Se este é o seu medo, respire fundo e tenha certeza: Você vai dar conta! Posso afirmar sem dúvida alguma!

As coisas não saem sempre como a gente planeja, isso é verdade, mas faz parte da vida e você, assim como eu e todas as mães, se adapta. Esteja certa, você não dormirá se o bebê estiver doente, você acordará com o choro dele, você fará tudo o que for necessário e vai tirar forças de onde nem imaginava.  Mas não por isso precisa fazer tudo sozinha! Se puder contar com um parceiro ativo tudo fica mais fácil, com certeza!

E falando em parceiro, conte com ele! Juntos vocês podem e devem dividir o cuidado do bebê. Tudo bem que a licença paternidade é uma vergonha no Brasil, o que dificulta muito, mas ainda assim não é justificativa para o pai se ausentar dos cuidados com o bebê. Se este for o seu medo, converse com seu parceiro, é importante que ele saiba, pois pode ser que ele também tenha medos.

Eu sempre digo, a informação é sua principal aliada. E como falei, seu primeiro passo para superar o medo do parto é identificar exatamente o que é que te dá medo e o segundo passo é se informar muito bem sobre o que te gera medo, pois totalmente consciente você tem o que precisa para se sentir tranquila e confiante sobre o que fazer a cada momento e inclusive estar aberta para imprevistos que podem surgir.

Tenho muito material sobre o parto e no final deste post vou deixar informação sobre as fases do parto.

Uma dica que alivia bastante o medo do parto é conhecer o ambiente onde você vai parir. Visite o hospital, conheça onde vai acontecer o parto, a estrutura do local. E falo isso por mim, que estava planejando um parto normal e no final, quando tive que fazer Cesária, me arrependi de não ter conhecido toda a estrutura e todas as possibilidades.

Medo de violência obstétrica

É importante você saber sobre o que é violência obstétrica e a sua diferença com relação aos procedimentos necessários para garantir sua segurança e a segurança do bebê, como foi por exemplo o meu caso, que de um parto normal planejado tive que fazer uma cesariana de última hora. Mesmo com uma cesária eu posso dizer que tive um atendimento humanizado e meu médico falou algo muito importante que foi: “chegamos a um ponto onde a decisão do parto precisa ser do médico, que tem a obrigação de garantir a máxima segurança ao trazer um bebê saudável para uma mãe saudável”, ou seja, evitar o risco que eu estaria sofrendo se insistisse no parto normal.

Digo isso porque nem sempre no meio desse processo do parto há tempo de ter uma conversa entre gestante e médico sobre uma mudança de planos do parto e isso pode acabar sendo mal interpretado como uma violência obstétrica. Então, a mensagem que trago para você é converse com o seu médico sobre todas as suas dúvidas durante o pré-natal para ir segura e confiar nele e nas decisões que talvez precisem ser tomadas.

Conhecer o que é a violência obstétrica também vai te ajudar a estar preparada para evitar ou procurar os seus direitos denunciando esta prática que desrespeita a mulher em um momento tão importante da vida.

 

Medo do bebê nascer com problema

É no parto que você vai conhecer o seu bebê, que já é a pessoa mais importante na sua vida mesmo antes de nascer. O medo do bebê nascer com uma síndrome genética ou com alguma doença grave também pode ser um dos motivos que te deixe insegura com relação ao parto.

Neste caso, um pré-natal completo é a sua principal arma. Hoje em dia a tecnologia avançou muito para que, seguindo um calendário de exames da gestação, você estará tranquila sobre a saúde do seu bebê.

calendario de exames de pré-natal

Planeje as primeiras semanas de pós-parto

Muitas vezes, quando o medo é de não dar conta de todos os afazeres, ajuda muito mesmo planejar as primeiras semanas. Esta dica é útil para todas as gestantes:

  • Deixe comida congelada para uma temporada, o máximo que conseguir
  • Se tiver outro filho, planeje a ajuda necessária para cuidar dele nos primeiros dias onde você terá que dedicar mais tempo ao recém-nascido.
  • Considere contar com alguém na casa para te ajudar com os mais variados assuntos domésticos, limpeza, etc
  • Planeje um fluxo para as compras
  • Quem vai ser sua rede de apoio, se você pode ter uma? se não tiver, planeje o estoque de coisas que você precisa ter em casa para que seu parceiro precise sair para comprar o mínimo possível e possa assim estar mais contigo e com o bebê.

Com um bom planejamento, você estará mais tranquila para se livrar dos seus medos e viver esta experiência incrível que é o nascimento de um filho ou filha.

Monica Romeiro

 

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 


Que leu este post também se interessou por:

 

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest