Manchas na gravidez: escurecimento de axilas, virilhas e seios

18 July, 2019
manchas escuras na gravidez

Durante a gravidez podem surgir manchas e escurecimento da pele em diversas regiões. Manchas no rosto, escurecimento das axilas, virilhas e bico do seio são as principais, além daquela linha escura na barriga conhecida como linha nigra. Hoje você vai entender a razão desse fenômeno e como amenizar as manchas de pele.

Tudo isso acontece por conta da melanina, que é uma proteína presente no corpo que entre suas funções está a pigmentação da pele, cabelo e até coloração dos olhos.

O contraste que o bebê precisa

Tudo tem uma razão de ser, e esta produção extra de melanina tem o principal objetivo de provocar o escurecimento da auréola do seio, a razão desta mudança é ajudar o bebê, que não enxerga bem ao nascer a encontrar o peito para mamar outra ajuda extra é que a auréola também vai aumentar de tamanho.

Durante a gravidez os efeitos do aumento da melanina, além de ajudar no contraste que o bebê precisa para mamar, acabam causando em algumas mulheres a linha nigra, que é uma linha central entre o umbigo até a virilha.

Quase ao mesmo tempo do aparecimento da linha nigra as axilas e virilhas. Este escurecimento não causa nenhum efeito na saúde e com o tempo, após o nascimento do bebê estas manchas irão clarear, porém muitas gestantes ficam incomodadas. Além disso, podem surgir manchas no rosto e outras regiões, que são chamadas melasmas.

Como evitar melasmas?

O uso de protetor solar é extremamente importante para evitar que as manchas de pele apareçam e para evitar que elas aumentem muito, mas nem sempre o protetor solar te dá 100% de garantia que as manchas não apareçam.

Existem muitos produtos para clareamento de pele, mas você só pode utilizar após a gravidez e amamentação, pois as substâncias tóxicas dos produtos podem estar presentes no leite materno.

Quanto tempo demora para as manchas de gravidez desaparecerem?

Depende bastante, quanto algumas mulheres não terão nenhum escurecimento de pele e manchas durante a gravidez, com exceção do seio, outras terão muitas manchas. No meu caso as manchas surgiram e só desapareceram um ano após o parto, mas pode acontecer antes ou depois. Inclusive existem casos que as manchas não desaparecem.

Evite receitas caseiras contra as manchas no corpo

Muito cuidado com as receitas caseiras para clarear as manchas de pele, algumas delas podem piorar a situação. Converse sempre com um dermatologista.

É difícil não sentir a pressão dos padrões de beleza, mas é importante a gente ver a real beleza da maternidade, com manchas, com o tempo normal de voltar à antiga forma, que geralmente é de um ano, de encarar todos esses processos com mais naturalidade. Não significa perder a vaidade ou deixar de se cuidar, nada disso!

Quer que eu te conte?

Monica Romeiro

 

Sou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.

 

 

 


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest