Dor menstrual durante a gravidez?

25 June, 2019 ,

Durante a gravidez, é muito comum sentir dores e desconforto abdominal que podem ser confundidos com a dor menstrual. As principais causas são o efeito dos hormônios no primeiro trimestre e o crescimento do útero, que comprime os órgãos, a partir do segundo.

Embora esses desconfortos possam ocorrer durante toda a gravidez são mais frequentes no segundo trimestre. Não costumam ser graves ou causar grandes complicações e necessitam apenas de atenção médica nos seguintes casos: a dor é focalizada no centro da pélvis, é muito intensa e/ou há presença de sangramento.

O que é dor menstrual?

A dor menstrual é caracterizada pela dor com intensidade variável na região dos ovários. Tecnicamente é chamada de dor pélvica intermenstrual e se manifesta no meio do ciclo: no décimo quarto dia, em ciclos de 28 dias, momento em que o óvulo é expelido do folículo que o abriga para as trompas de Falópio.

Essa dor pode ser percebida como algo parecido com a cólica menstrual, que ocorre no período da menstruação.

É uma dor no abdômen (abdome inferior), localizada no lado correspondente ao ovário que está ovulando. Vale lembrar que algumas mulheres ovulam a cada mês apresentando alternância entre ovários; outras, ovulam vários meses consecutivos do mesmo ovário. Portanto, a sensação de dor pode estar concentrada em diferentes pontos a cada mês.

A dor é aguda, com cólica e de duração variável: de alguns minutos a 48 horas, e pode irradiar para a região lombar. Este distúrbio que afeta 20% das mulheres não é grave ou necessariamente indicativo de ter alguma patologia, embora mulheres que sofrem com este tipo de dor devem descartar o risco da presença da endometriose, um condição que pode causar dores.

A dor costuma ser acompanhada de um acréscimo no corrimento vaginal, já que coincide com o período de ovulação. Além da dor no ovário e do aumento do corrimento vaginal, outros sintomas principais são: inchaço e dor nos seios.

Por que as dores menstruais também ocorrem na gravidez?

Durante a gravidez, é comum sentir uma dor ovariana semelhante à menstrual e, de certa maneira, é uma sensação normal causada pelas mudanças que estão ocorrendo no organismo da gestante.

No primeiro trimestre da gravidez, durante o seu início, pode haver uma leve sensação de cãibras no baixo-ventre, semelhante a dores menstruais. Esse tipo de dor ovariana após a ovulação geralmente não é muito intensa e é mais uma sensação de tensão abdominal do que uma dor pura e intensa. Em princípio, não deve ser motivo de preocupação, uma vez que é um sintoma muito comum, associado ao aumento do útero durante essa fase e, geralmente, com diminuição das cãibras à medida que a gravidez progride.

Durante o segundo trimestre, também podem aparecer câimbras leves ou pequenas contrações que podem causar dor, embora durem pouco tempo. Esses sintomas costumam aparecer quando fazemos algum esforço físico e desaparecer com o repouso. Um banho de água quente pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar os desconfortos. Essas contrações são referidas no jargão médico como contrações de Braxton Hicks.

Em geral, a dor no ovário durante a gravidez ocorre porque o útero está se preparando para o próximo parto. Em qualquer caso, se a dor é intensa ou as contrações ocorrem muito frequentemente (mais de seis em uma hora), vá ao médico para prevenir e resolver eventuais problemas.

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este artigo também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest