Exame para a gestante que já teve filho com Síndrome de Down

exames

Ao descobrir uma gravidez, é comum que os futuros pais se preocupem com a saúde e o desenvolvimento da criança que irá nascer. Essa insegurança torna-se maior para as gestantes que são mães de filho com Síndrome de Down, já que a condição pode se repetir.

Você sabia que muitos testes podem te ajudar a superar esses momentos de dúvida? Feitos durante o pré-natal, os exames permitem que você descubra com muita antecedência se o seu bebê possui alguma alteração cromossômica. Essas informações são fundamentais para que a família se prepare e se eduque sobre as necessidades que o filho irá precisar.

 

O que é a Síndrome de Down?

 

A Síndrome de Down ocorre quando uma pessoa tem três cópias do cromossomo 21 (ao invés de dois – um vindo da mãe e outro do pai). Por isso, se chama Trissomia 21 (T21). Ela não tem nenhuma causa ambiental ou comportamental, ocorre devido a uma alteração cromossômica.

Para mulheres de até 30 anos, a possibilidade de dar à luz a um bebê com a T21 é 1 entre 750. Já para mulheres de 40 anos, essa possibilidade aumenta para 1 em 97. Por isso, gestantes acima dos 35 anos são colocadas no grupo de risco.

Algumas características da Síndrome de Down são:

– Atraso intelectual;

– Falta de força muscular;

– Maior propensão a desenvolver doenças, sobretudo as cardíacas;

– Olhos amendoados e pequena estatura;

– Infertilidade nos homens e pouca fertilidade nas mulheres.

Qual é o melhor exame para gestantes que têm filho com Síndrome Down

 

Apesar da condição não ser hereditária, é importante que as gestantes que já tiverem um filho com Síndrome de Down realizem um exame específico. Isso garante mais tranquilidade durante a gravidez.

Durante o ultrassom morfológico de primeiro trimestre, o médico pode encontrar um indício de que o feto possui alguma anomalia cromossômica. Nesse caso, recomendamos a realização de um Teste Pré-Natal não Invasivo (NACE), capaz de diagnosticar a Síndrome de Down sem oferecer nenhum risco para a gestante ou para o bebê.

Entretanto, é importante explicar que a triagem de 1º trimestre detecta apenas 80% das gestações com anormalidades. Por isso, mesmo nos casos em que o médico descartou qualquer suspeita, grávidas com histórico da síndrome na família podem realizar o exame para garantir um diagnóstico mais seguro.

 

Posso confiar no Teste Pré-Natal não Invasivo?

 

O NACE é uma ótima opção para substituir exames invasivos que oferecem vários riscos à gestação. Com apenas uma amostra de sangue retirada do braço da gestante, o Teste Pré-Natal não Invasivo é capaz de diagnosticar a Trissomia 21 com uma taxa de detecção de 99,9%.

Portanto, ao invés de se submeter à Amniocentese ou à Biópsia de Vilo Corial, gestantes que já tiveram um filho com Síndrome de Down podem confiar no NACE para saber mais sobre o desenvolvimento e saúde de seu bebê, sem riscos.

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest