NIPT: Exame alternativo à Amniocentese e outros testes de risco na gravidez

NIPT

Mulheres que apresentam histórico de gestação com anomalia cromossômica ou que descobriram algum resultado anormal na triagem de 1º trimestre, normalmente são encaminhadas para realizar um exame invasivo como a Amniocentese. Contudo, é possível substituir esse e outros testes de risco na gravidez.

Durante a década de 1990, pesquisadores descobriram que o DNA do bebê circula pelo sangue da mãe durante a gravidez. Isso possibilitou a criação do exame NIPT (Teste Pré-Natal não Invasivo), que avalia a saúde do feto sem precisar retirar nenhum material da placenta.

 

 

Como o exame NIPT é realizado

 

Diferente dos exames de pré-natal invasivos, como a Amniocentese e a Biópsia de Vilo Corial, o NIPT realiza o diagnóstico de anomalias cromossômicas de um bebê a partir de uma amostra de sangue da mãe. Essa coleta é feita como um simples hemograma e não exige nenhuma preparação da mãe.

Com uma taxa de detecção de 99,17% para as principais Síndromes Cromossômicas, o NIPT é totalmente seguro. Além disso, ele pode ser realizado precocemente, ainda na 10ª semana de gestação. Portanto, é a melhor opção para substituir testes invasivos.

 

O que é uma Síndrome Cromossômica?

 

Uma Síndrome Cromossômica ocorre quando, ao invés de herdar 23 cromossomos de cada um dos pais, uma criança fica com, por exemplo, 47 cromossomos. Isso quer dizer que o bebê possui três cromossomos aonde deveria haver apenas um par.

Se essa trissomia (presença de três cromossomos) acontecer no cromossomo 21, por exemplo, a criança nascerá com Síndrome de Down. São comuns também a Trissomia no cromossomo 18 (Síndrome de Edwards), Trissomia no cromossomo 13 (Síndrome de Patau) e alterações nos cromossomos sexuais X e Y.

Síndromes Cromossômicas, normalmente, estão ligadas à má-formação de órgãos e atrasos no desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança.

 

Por que evitar a Amniocentese e outros testes de risco na gravidez

 

Quando é encontrada uma anomalia cromossômica durante o pré-natal, é muito importante buscar um exame específico para diagnosticar e confirmar o caso. Porém, é interessante buscar alternativas e evitar um teste invasivo, como a Amniocentese e a Biópsia de Vilo Corial.

Para garantir que a gestação siga livre de complicações é recomendado evitar exames que propiciem risco. A Amniocentese, por exemplo, pode provocar sangramentos, perda de líquido amniótico e até o aborto espontâneo – assim como a Biópsia de Vilo Corial. Portanto, escolher o NIPT como o seu teste pré-natal é uma boa opção para realizar um diagnóstico preciso e seguro.

subir

Pin It on Pinterest