Fiz FIV com óvulos doados. É possível fazer o NIPT no pré-natal?
Após a realização de um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV) com óvulos doados é possível durante o pré-natal analisar síndromes genéticas e descobrir o sexo do bebê com o NACE, o Teste Pré Natal Não Invasivo (NIPT) da Igenomix. Porém nem todo NIPT pode ser realizado em casos de gravidez com óvulos ou embriões doados.
O NACE é um teste pré-natal que utiliza um conjunto de técnicas de biologia molecular para avaliação de risco de aneuploidias sem a necessidade de separação do DNA materno e fetal.
O que difere o NACE de outros NIPTs na hora de analisar gestações com óvulos doados?
A tecnologia empregada por outras plataformas de NIPT utilizam SNPs para identificar o DNA materno e, por exclusão, encontrar o DNA fetal. Portanto, como não se tem acesso ao material genético da doadora, não é possível fazer essa comparação.
No caso do teste NACE, é aplicada uma tecnologia aprimorada com algoritmos de análise genética exclusivos da Igenomix para cálculo de risco de alterações cromossômicas, mesmo se o feto foi gerado por FIV com ovodoação.
Como é realizado o teste NACE?
A partir de uma coleta de sangue da gestante, o DNA fetal livre circulante é isolado, sequenciado e com o auxílio de algoritmos e análise bioinformática, avaliado o risco para aneuploidias cromossômicas fetais, que podem gerar síndromes genéticas, como a Síndrome de Down, Síndrome de Edwards e Síndrome de Patau.
O que analisa o NIPT?
Existem diferentes opções de NIPT, sendo que a mais indicada avalia as principais síndromes genéticas e os cromossomos sexuais, além de revelar o sexo do bebê. Veja as opções disponíveis na Igenomix:
Tanto a análise do NACE, quanto a do NACE 24 são realizadas na Igenomix do Brasil, em São Paulo, enquanto a versão NACE 24 ampliada é encaminhada para uma de nossas unidades nos Estados Unidos ou Espanha.
Quando realizar o Pré-Natal NACE?
A partir da 10ª semana de gestação é possível realizar o teste NACE em qualquer localidade brasileira. A gestante pode realizar a coleta de sangue em clínicas ou laboratórios parceiros da Igenomix ou receber o kit de coleta em sua casa.
Existe contraindicação para o NIPT?
É preciso seguir a orientação do médico em relação a qual NIPT será realizado e ressaltar que esse teste não está disponível para gestações trigemelares.
Caso a paciente faça uso de heparina de baixo peso molecular, é preciso seguir recomendações especificas para evitar a necessidade de uma recoleta de amostra para conclusão do teste. Outros fatores que podem afetar o resultado do NIPT são obesidade e hipertensão. Veja no vídeo porque pode existir tal interferência:
Amanda Shinzato, Assessora Científica Igenomix.
Quem leu este post também se interessou por:
- NIPT após Fertilização in Vitro é necessário?
- É possível mudar a genética de um bebê fruto de óvulo doado?
- O que sabemos sobre a epigenética? A influência do ambiente uterino na saúde do bebê