Posso evitar a amniocentese com o NIPT/NACE?

23 March, 2021
amniocentese e nipt

A indicação de uma amniocentese é feita quando o médico suspeita de uma alteração na formação fetal durante a gravidez. Porém, por ser um procedimento invasivo com um risco de aborto de aproximadamente 2%, diante de uma suspeita na ultrassonografia, a realização do NIPT/NACE para rastreio de risco pode dar um direcionamento em relação à real necessidade da amniocentese.

O que é amniocentese?

A amniocentese é um procedimento realizado durante o pré-natal para coletar uma amostra de líquido amniótico, que é o fluído que envolve o feto dentro do saco gestacional. Esta amostra pode ser utilizada para realizar diferentes testes genéticos como o Cariótipo, Array e Exoma, por exemplo.

amniocentese

Com uma amostra de líquido amniótico e a realização de testes genéticos, é possível avaliar alterações genéticas no bebê, como por exemplo a Síndrome de Down ou certas doenças genéticas provocadas por variantes em um gene.

A amniocentese pode ser solicitada pelo médico entre a 15ª e 16ª semana de gestação ou mais adiante na gestação após a 28ª semana.

 

Em que situação o NIPT/NACE pode evitar uma amniocentese?

O teste pré-natal não invasivo (NIPT) realiza o rastreio de alta precisão de alterações cromossômicas, ou seja, condições como a Síndrome de Down, Edwards e Patau, além de analisar os cromossomos sexuais, o que permite descobrir o sexo do bebê a partir da décima semana de gestação.

Portanto, caso a suspeita do médico esteja relacionada às síndromes genéticas ligadas aos cromossomos, o teste NACE apresentará um rastreamento mais preciso que o ultrassom morfológico do primeiro trimestre, reduzindo as indicações de amniocentese e consequentemente, seus riscos.

detecção e falso positivo nace nipt

Como é realizado o NIPT/NACE?

O NIPT é chamado de teste pré-natal não invasivo justamente por não invadir o ambiente uterino. Esse teste genético é coletado da mesma forma que um hemograma, porém utiliza a alta tecnologia de sequenciamento de nova geração (NGS) para analisar a saúde cromossômica do feto.

como funciona o nipt

Informe-se sobre como realizar a coleta do teste NACE em sua região com a equipe de atendimento da Igenomix.

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este post também se interessou por:

subir

Pin It on Pinterest