Gravidez após cesárea: quando posso engravidar novamente?

gravidez apos cesariana

Ao contrário do parto vaginal, uma cesariana é um procedimento cirúrgico que deixa a área do útero mais sensível, portanto, alguns cuidados após sua realização são necessários. Além disso, é aconselhável dar um tempo até a próxima gravidez após uma cesárea, pelas razões que serão apresentadas neste artigo.

O que é uma cesárea e quando é feita?

A cesariana é um procedimento cirúrgico, que consiste em uma abertura no abdome inferior, por onde o bebê é retirado no momento do parto. Geralmente, realiza-se em casos de alguma patologia na mãe e/ou no bebê, ou problemas inesperados que desencorajem o parto vaginal, embora esse método também possa ser escolhido de maneira programada.

Os motivos mais comuns pelos quais se realiza uma cesariana são:

  • Patologias da mãe: doenças cardíacas, nefropatias, pré-eclâmpsia grave, infecções que poderiam ser transmitidas ao bebê pelo canal do parto, etc.
  • O bebê não receber oxigênio ou nutrientes suficientes, não sendo mais confortável ou seguro dentro do útero.
  • O bebê adotar uma posição pélvica que impede sua saída por parto vaginal.
  • Baixo peso ou malformações no bebê que colocam em risco a segurança e viabilidade de uma saída natural.
  • Histórico de mortes fetais anteriores.

Recomendações após uma cesariana

Depois de uma cesárea, a fim de se recuperar o mais rápido possível e evitar possíveis complicações, a equipe de saúde recomendará o seguinte:

  • Repouso absoluto por pelo menos 24 horas enquanto você estiver hospitalizada.
  • Evite fazer movimentos bruscos ou grandes esforços físicos.
  • Cuidar da alimentação, especialmente se estiver com anemia.

Lembre-se que a cesariana a deixará muito cansada e que leva um certo tempo até as cicatrizes uterinas e abdominais cicatrizarem. Além disso, você estará se recuperando completamente das mudanças físicas e, às vezes, também psicológicas em consequência da gestação. Por esse motivo, é importante que, pelo menos durante alguns dias ou uma semana, continue em repouso parcial em casa.Riscos de engravidar após uma cesárea

O parto cesáreo tem períodos de recuperação mais lentos do que os do parto vaginal. Por isso, não é aconselhável engravidar nos meses seguintes a um parto dessa natureza, pois existem alguns riscos associados:

  • Ruptura do útero.
  • Hemorragias.
  • Infecções pós-parto.
  • Histerectomia (retirada do útero).
  • Retenção de placenta.

Quanto tempo esperar para engravidar novamente?

Considera-se que, em países com bons cuidados médicos, um ano pode ser um período de espera suficiente e prudente entre um parto cesariano e uma nova gravidez. No entanto, dependendo das complicações na cesariana, aconselha-se prolongar esse prazo.
Outra questão importante é que o fato de você já ter feito uma cesariana não significa que o próximo parto também será igual. Se a causa que levou à cesárea não for mais uma realidade, pode-se optar por um parto natural.

Se engravidei logo depois da cesariana o bebê corre risco de doenças?

Os riscos de engravidar pouco tempo após uma cesariana estão ligados mais ao corpo da mãe, que acabou de passar por uma cirurgia. No entanto, para ter uma gravidez segura e mais tranquila é possível confirmar que o bebê está livre de síndromes genéticas analisando os cromossomos do bebê a partir da décima semana de gestação. Esta análise pode ser feita a partir do sangue da mãe e revela também o sexo do bebê.

 

Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.


Quem leu este artigo também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest