Inovação para fertilização in vitro em mulheres acima dos 40 anos

Apenas 10% das mulheres conseguem engravidar naturalmente após os 40 anos. Com a ajuda da tecnologia de reprodução assistida, esse índice sobe para 20%, um número importante, já que as mulheres estão pensando em maternidade cada vez mais tarde. Portanto, surge a necessidade de inovação para o setor de fertilização in vitro.

Toda mulher já nasce com os óvulos que vai utilizar durante a sua vida inteira, que são cerca de 1 ou 2 milhões e não são repostos. Por isso, aos 35 anos de idade, essa quantidade já está em torno de 50 mil, assim é muito mais difícil que eles sejam fecundados.

 

Avanços na área de fertilização in vitro

Na fertilização in vitro tradicional (fiv), até três embriões são implantados em mulheres maduras, acima dos 35 anos. E muitos desses processos resultam em:

  • Gestação gemelar, com dois ou três bebês, considerada uma gravidez de risco.
  • Falha de implantação ou aborto espontâneo, principalmente para mulheres com problemas genéticos.

Por isso, muitas clínicas já estão oferecendo o teste PGS (Screening Genético Pré-Implantacional), capaz de aumentar as chances do sucesso de uma implantação e resultar no nascimento de uma criança saudável.

Nesse exame o embrião é testado antes de ser transferido para o útero da mulher. É realizado uma análise a partir de células dos embriões disponíveis, para determinar os embriões saudáveis e evitando assim, a transmissão de doenças genéticas para o bebê.

 

Como saber se meu bebê nascerá saudável?

 

 

Quando é hora de optar pela doação de óvulos

A partir de qual idade é recomendável utilizar óvulos de doadoras? Essa é uma das principais dúvidas de médicos e mulheres maduras que desejam indicar ou passar pelo processo de fertilização in vitro.

Uma fiv de sucesso depende do desenvolvimento dos óvulos da mulher. É preciso ter sincronismo entre:

  1. a maturação do óvulo com os hormônios adequados,
  2. a qualidade dos embriões desenvolvidos e
  3. um correto processo de fertilização para se conseguir uma gravidez saudável.

A maioria dos fracassos no tratamento de mulheres em idade materna avançada é devido à baixa qualidade dos óvulos produzidos por ela. Porém isso deve ser definido entre o médico e a paciente, levando em conta o histórico e saúde dela.

 

Como minimizar problemas ligados à gravidez tardia com o fiv

Mulheres que gostariam de usar seus próprios óvulos, mas desejam adiar a gravidez para quando estiverem mais velhas, devem congelá-los. Até os 35 anos é possível congelar o óvulo da mulher com segurança e evitar os principais transtornos ligados a problemas genéticos e cromossômicos.

Mesmo que não possua nenhum histórico de doença genética, a mulher produz óvulos com maior risco de gerarem um bebê doente após os 35 anos de idade. Assim, o PGS garante a seleção de embriões saudáveis, o que duplica as taxas de sucesso para fertilização in vitro e garante o nascimento de um bebê saudável.

subir

Pin It on Pinterest