Intestino preso na gravidez
Durante a gravidez, principalmente em uma fase mais avançada, é comum ocorrer problemas de intestino preso. Existem duas razões que contribuem para que ir ao banheiro seja um incômodo frequente para as gestantes. O primeiro deles é a variação hormonal que afeta não apenas na mudança de humor, como vimos anteriormente, mas também a digestão na gravidez.
A questão intestinal nem sempre é somente a dificuldade para ir ao banheiro, pois para algumas mulheres, as mudanças hormonais produzem o efeito contrário, podendo causar diarreia.
A segunda razão que contribui para os problemas intestinais na gravidez é o aumento do tamanho do útero. Durante os últimos meses da gestação, o bebê já ocupa muito espaço no ventre materno e pressiona o intestino, que fica lento e trabalha com dificuldade.
Além dos dois fatores principais, existem outros fatores que você pode controlar para amenizar o intestino preso e a prisão de ventre, como a alimentação e a atividade física, que quando são deixados de lado, podem impactar de forma negativa no trânsito intestinal.
Intestino preso na gravidez: sintomas comuns
Existem certos sintomas que indicam que você está com o intestino no preso:
- Mais de quatro dias sem conseguir ir ao banheiro.
- Dificuldade de expulsar as fezes sem esforço e notar que ao conseguir, elas são duras.
- Ter a sensação de bloqueio e mesmo após evacuar, sentir que não eliminou tudo.
- Dor abdominal e muita sensibilidade.
- Sua barriga ronca muito e os ruídos são mais altos que o normal.
Se você apresenta os sintomas acima é provável que tenha um caso de intestino preso típico da gravidez. Comente com seu obstetra a situação para que ele possa recomendar uma solução personalizada. Lembrando que automedicar-se é um risco que nunca se deve correr, principalmente durante a gravidez.
Como prevenir o intestino preso na gravidez
É possível tratar o intestino preso através da alimentação e alguns hábitos que recomendamos que você incorpore. Seguindo estes conselhos, você irá solucionar ou ao menos diminuir o incômodo digestivo.
- Inclua na sua dieta alimentos ricos em fibra, eles ajudam a aliviar o intestino preso porque facilitam a digestão. Consuma entre 25 e 30 gramas de fibra ao dia. Alimentos integrais (arroz, pão, macarrão), cerais e grãos são uma boa pedida.
- Coma muita verdura lavando bem antes de consumir. Em cada refeição garanta que terá sempre algo de verdura no prato e entre as refeições, coma frutas.
- Beba muita água. Manter a hidratação tanto previne quanto cura o intestino preso na gravidez. Também valem as vitaminas e sucos naturais, mas não os refrigerantes e sucos artificiais, pois eles são muito açucarados.
- Mastigue lentamente e coma devagar, a digestão começa na mastigação, mastigando lentamente você vai ajudar o intestino e também evitar a prisão de ventre.
- Aposte por comidas leves, cozinhar grelhados e ao vapor são as melhores maneiras de preparar os alimentos durante a gravidez.
- Tente estabelecer uma rotina. Para regular o intestino, tente comer sempre nas mesmas horas e também ir ao banheiro nas mesmas horas. Nosso corpo gosta de rotina.
- Pratique atividades físicas regularmente, adaptando a intensidade dos exercícios ao momento da gestação, mas evitando o sedentarismo. Pense ao menos em caminhar ou consulte seu obstetra sobre os exercícios mais indicados para você. A atividade física ajuda a regular a digestão.