Posso tomar alguma vacina na gravidez e pós-parto?
O bebê fica protegido pelos anticorpos da mãe durante a gestação e após o nascimento, por isso, antes de aumentar a família, é importante que a mulher coloque sua caderneta de vacinação em dia.
Mas, e para as futuras mamães que foram surpreendidas pela notícia? A vacina na gravidez pode ser um problema?
Na primeira consulta de pré-natal é importante que a gestante leve sua caderneta para que o médico confira todas as vacinas que ela já tomou e quais devem e podem ser tomadas ou reforçadas, para garantir sua saúde e a do bebê.
Vacina na gravidez: as permitidas
Influenza: ela é a vacina mais importante durante a gravidez. Além de evitar o vírus da gripe normal, também é capaz de proteger contra quadros mais graves como a H1N1, internações por bronquite e pneumonia. A imunização é feita em uma dose, em qualquer período da gestação.
Hepatite B: Apesar de não apresentar sintomas, a hepatite B pode ser passada para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto, que pode desenvolver hepatite crônica e vários outros problemas. A vacinação é feita em 2 doses, a partir do 2º trimestre de gravidez.
Tríplice Bacteriana (dTpa): Essa vacina protege contra a difteria, tétano e coqueluche – doenças perigosas para bebês recém-nascidos. Se a mulher não tomou nenhuma dose da vacina antes de engravidar, ela deve receber 2 doses da dT (proteção contra difteria e tétano) e 1 dose da dTpa.
Para alguns casos específicos, a mulher pode ser imunizada contra a Hepatite A e meningite – quando há surtos da doença ou a gestante irá viajar para um lugar com epidemia.
Vacinas na gravidez: as proibidas
Algumas vacinas são feitas com micro-organismos enfraquecidos, mas que ainda estão vivos, não são indicados para gestantes pois podem contaminar o bebê. Apesar de ocorrer muito raramente, a imunização com as seguintes vacinas deve ser evitada:
– Tríplice Viral;
– Varicela;
– Febre Amarela;
– HPV.
Caso você tenha tomado alguma dessas vacinas, avise seu médico para que ele acompanhe a saúde do seu bebê para qualquer sintoma relacionado às doenças.
Imunização pós-parto
Quem tomou a vacina de Hepatite B e dTpa durante a gravidez precisa tomar a última dose após o parto. Além disso você pode ser imunizada para as seguintes doenças (caso não tenha feito isso antes de engravidar):
– Sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral);
– Catapora (Varicela, para mães que nunca tiveram a doença);
– Influenza;
– Hepatite A;
– HPV;
– Meningite.
Lembrando que, durante o aleitamento, a nova mamãe não deve tomar vacina contra a Febre Amarela.