Sexo na gravidez: Como fica o bebê e a relação?

11 July, 2019
sexo na gravidez

Sexo na gravidez é algo totalmente seguro a não ser que o seu obstetra tenha contraindicado devido a um determinado risco na sua gestação, como por exemplo, placenta baixa, sangramentos ou qualquer outra condição médica.

As relações sexuais em uma gravidez fora de risco não só estão liberadas quanto fazem bem para o bebê, para você e para seu parceiro.

Como funciona a libido durante a gravidez?

Não é uma regra, mas em geral no primeiro trimestre de gravidez a libido cai, no segundo trimestre tende a aumentar pela maior vascularização e no terceiro, por conta das preocupações de aproximação do parto e certos desconfortos que o aumento da barriga pode provocar, a libido cai novamente.

Na vontade de fazer amor também contam os fatores psicológicos e os próprios tatus de nossa sociedade. Às vezes mesmo com vontade, a mulher tem receio de que o bebê perceba o sexo e às vezes realmente não há vontade durante a gestação.

No caso dos homens a libido pode cair, em geral porque muitos têm medo de machucar o bebê com a penetração e outras inseguranças que vamos tratar mais para frente neste post, mas antes, vou comentar as principais dúvidas que recebo.

Sexo na gravidez cutuca o bebê?

Não! O bebê está muito longe do alcance do pênis. Na anatomia feminina, temos o canal vaginal, o colo uterino e depois o útero. Já no útero, o bebê está dentro da placenta. Ou seja, o pênis não chega nem perto do bebê, por mais bem-dotado que seja seu parceiro.

O que o bebê vai sentir durante as relações sexuais?

Durante o sexo a região da pelve fica mais irrigada com um aumento da circulação sanguínea, com este aumento de fluxo o bebê vai se sentir bem. Por outro lado, com o orgasmo da mulher o corpo libera endorfina, que produz uma sensação de felicidade. A endorfina chegará ao bebê, este hormônio tem um grande poder analgésico e proporciona um grande bem-estar, popularmente é conhecido como o hormônio da felicidade.

Fica claro aqui que seu bebê não sentirá orgasmo, apenas o bem-estar que o efeito deste hormônio produz no corpo. Para ilustrar outras fontes desse efeito, outras situações onde nosso corpo produz endorfina, são: prática de esportes, sorrir e estar em contato com a natureza.

Sexo causa parto prematuro?

A não ser que você tem alguma condição de risco onde o seu obstetra proibiu relações sexuais durante a gravidez, as relações não vão acelerar o parto. No entanto, quando a data do parto está muito próxima, o sexo pode ajudar a estimular no trabalho de parto.

Eu quero sexo na gravidez, mas ele não

O sexo é importante dentro do relacionamento e quando acontece do parceiro não quer fazer amor, é preciso entender a razão dele, o que pode ser um desafio até para ele mesmo, pois como sabemos, os homens normalmente são mais reservados para expressar o que sentem.

Pode ser que ele tenha medo de machucar o bebê. Se for esse o caso, você precisa mostrar informações para ele e comprove que não há risco.

Talvez você tenha ouvido falar de alguns estudos que sugerem que durante o período fértil a mulher libera feromonas que os homens sentem sem perceber e isso estimula eles. A má notícia é que durante a gravidez se sugere o contrário, que há uma liberação com efeitos inversos que diminuem a libido do homem. Isso não significa que não ele irá se excitar, apenas que a libido não é tão automática como sempre.

Os homens são bastante visuais e você conhecendo seu parceiro, vai saber algumas coisas que podem ajudar ele a não resistir aos seus encantos. Confie em você!

Sexo sem penetração na gravidez

Quando o sexo com penetração está proibido pelo obstetra, o casal ainda pode namorar utilizando outras formas de carinho para manter a chama acesa. Esse namoro pode ser a masturbação, mas pode ser simplesmente curtir um filme abraçados, manter o romantismo, conversar bastante, entre outras conexões para passar de tempo de qualidade juntos.

Por outro lado, se é uma decisão do casal não ter relações sexuais mesmo sabendo que não há riscos, não se preocupe, o importante é que vocês falem sobre o assunto e que mantenham outras formas de carinho para não distanciar a relação.

Lembre-se, quando o bebê nascer vocês terão menos tempo a dois, portanto, conversar vai ajudar ambos a estarem preparados para manter a relação forte nesta nova etapa da vida de vocês!

 

Monica RomeiroSou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.


Quem leu este post também se  interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest