Útero irritável: Contrações de parto antes do tempo
A irritabilidade uterina ou útero irritável em gestantes é uma síndrome caracterizada pela ocorrência de contrações antes da hora (extemporâneas), existindo o risco de parto prematuro. Essas contrações podem ser muito variáveis em frequência e intensidade, podendo ser isoladas e fracas ou, ao contrário, intensas, dolorosas e perceptíveis em intervalos de tempo muito curtos.
Contrações antes da hora. Por que acontecem?
A síndrome de contrações antes do tempo ocorre quando há um relaxamento ativo do útero (o que é conhecido como “quiescência uterina”) antes da semana 37, que é o período que se considera que a gravidez poderia chegar a termo, sendo este relaxamento completamente normal e necessário para o colo do útero se expandir até 2,5 ou 3 cm.
A partir disso, uma série de hormônios passa a ser produzida, o que provoca as contrações uterinas e, como consequência, diversas mudanças no colo uterino, que torna-se mais macio, curto e dilatado.
Causas da irritabilidade uterina
Embora às vezes as razões para essas contrações extemporâneas sejam desconhecidas, há várias causas que predispõem as gestantes a esta complicação:
- Desidratação.
- Infecções urinárias.
- Infecções vaginais.
- Estresse ou ansiedade da gestante.
- Gravidez múltipla.
Diagnóstico e tratamentos
A avaliação da irritabilidade uterina geralmente é feita por meio de um exame pélvico e avaliação com monitor fetal. Com base nos resultados dessa avaliação, as causas específicas das contrações prematuras, o tempo de gravidez e a probabilidade de parto prematuro, a equipe médica irá recomendar ou prescrever algum dos seguintes tratamentos:
- Repouso relativo ou absoluto.
- Prescrição de medicamentos.
- Em certos casos, pode-se realizar um pequeno procedimento cirúrgico denominado cerclagem uterina, que consiste em estreitar o colo do útero nos casos em que há risco de parto prematuro ou aborto espontâneo.
Não confunda a irritabilidade uterina com as contrações de Braxton Hicks
É importante distinguir a síndrome do útero irritável, que pode causar parto prematuro, das contrações de Braxton Hicks. Estas ocorrem normalmente a partir da 20ª semana de gestação e fazem parte do processo normal de preparação natural para o parto. Esse tipo de contração é produzido pela contração e endurecimento do útero e, embora possam ser incômodos, geralmente são indolores e de curta duração: uns 30 segundos aproximadamente.
Esse tipo de contração engloba todo o útero, começando no topo e gradualmente se estendendo para baixo. Conforme a gravidez avança, as contrações de Braxton Hicks tornam-se progressivamente mais frequentes, duradouras e intensas.
Quando devo alertar o médico?
Se estiver grávida com menos de 36 semanas, consulte imediatamente o seu médico se sentir contrações frequentes e/ou intensas (mais de 4 por hora) ou se forem acompanhadas por: dor nas costas ou pélvica ou qualquer tipo de corrimento vaginal incomum.
Larissa Antunes, Assessora Científica Igenomix.
Quem leu este post também se interessou por:
- Dor nas costas durante a gravidez
- Exercícios para se preparar para o parto
- Reduzir o estresse na gravidez