Beta hCG: Como interpretar os valores?
Beta-hCG ou B-hCG é a sigla usada para designar o hormônio gonadotrofina coriônica humana, que é produzido durante a gravidez. Com uma análise do sangue, os níveis desse hormônio são detectados, também é esse mesmo hormônio que os testes de gravidez de farmácia rastreiam para dar o positivo de gravidez, porém no caso do exame de sangue é possível ter mais informações e confirmar a gravidez de forma mais segura.
O Beta é um teste muito utilizado, especialmente na reprodução assistida, devido à sua confiabilidade. Com ele, pode-se afirmar se você está grávida ou não. Além disso, fornece mais informações a respeito da fertilização de um ou dois embriões, de um aborto pré-clínico, de possíveis problemas com a gravidez, entre outras coisas. Para que o resultado seja conclusivo, o teste beta deve ser feito a partir de aproximadamente 14 dias após a fertilização do óvulo.
Valores de referência do Beta-hCG
A presença do hormônio Beta-hCG aumenta durante toda a gravidez. Estes são os níveis de referências, de acordo com a semana de gestação:
- Gestações com menos de 3 semanas: menor que 5 mlU/ml.
- Gestações de 3 semanas: entre 5 e 50 mlU/ml.
- Gestações de 4 semanas: entre 5 e 426 mlU/ml.
- Gestações de 5 semanas: entre 18 e 7.340 mlU/ml.
- Gestações de 6 semanas: entre 1.080 e 56.500 mlU/ml.
- Gestações entre 7 e 8 semanas: entre 7.650 e 229.000 mlU/ml.
- Gestações entre 9 e 12 semanas: entre 25.700 e 288.000 mlU/ml.
- Gestações entre 13 e 16 semanas: entre 13.300 e 254.000 mlU/ml.
- Gestações entre 17 e 24 semanas: entre 4.060 e 165.400 mlU/ml.
- Gestações entre 25 e 40 semanas: entre 3.640 e 117.000 mlU/ml.
Falso positivo no teste de gravidez
Apesar de o teste beta oferecer alta confiabilidade, em casos raros, pode resultar em um falso positivo ou ser o resultado de uma gravidez não evolutiva, devido a diferentes causas:
- Aborto Pré-Clínico. Ocorre quando a implantação embrionária já foi realizada, mas, depois, a gravidez é interrompida de forma espontânea.
- Gravidez ectópica. Ocorre quando o embrião aloja-se fora do útero, frequentemente nas Trompas de Falópio. Nesse caso, talvez você precise de um tratamento médico ou uma intervenção cirúrgica.
- Ingestão de hormônios (hCG) para o tratamento da reprodução assistida.
- Pacientes que tiveram, recentemente, mononucleose infecciosa.
- Em mulheres na pré-menopausa, a hipófise (localizada no cérebro) pode secretar o hormônio gonadotrofina coriônica em pequenas quantidades.
- Alguns tipos de tumores também produzem o Beta-hCG.
Falso negativo de gravidez
Existem algumas circunstâncias que podem ter um resultado negativo ao realizar o teste beta, mesmo se você estiver grávida:
- Exame feito cedo demais. Essa é a causa mais frequente do falso negativo. Deve-se esperar cerca de duas semanas desde a fertilização para realizar o teste.
- Implementação lenta ou tardia. Não é comum, mas acontece em raras ocasiões.
- Obesidade. O sobrepeso pode aumentar os níveis de Beta-hCG.
Na menor dúvida, o seu médico irá sugerir que você refaça o teste beta, de 24 a 48 horas depois, para verificar se os níveis de Beta-hCG aumentam ou diminuem, ou até mesmo esperar duas ou três semanas para poder visualizar através de um ultrassom se você está grávida e se o embrião está se desenvolvendo adequadamente.
Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.