Chás na gravidez: O que posso tomar?

8 August, 2019
chá na gravidez

É importante você saber quais são os chás seguros para serem consumidos durante a gestação, os que não são seguros e o porquê dos riscos de certos chás. Para abordar o assunto eu trouxe a nutricionista Analucia, que sempre nos ajuda em nossas dúvidas sobre alimentação durante a gravidez.

Vamos começar pelos chás mais populares. Quais deles são seguros?

Felizmente os chás mais populares são também os mais seguros. Na dúvida sobre chás desconhecidos, é melhor não arriscar.

Os chás digestivos ótimos para gestantes são:

  • Chá de hortelã
  • Chá de erva cidreira
  • Chá de erva doce ou funcho

Além destes chás serem uma ótima opção para esquentar no inverno, também ajudam muito nos problemas digestivos que ocorrem com frequência durante a gestação, quando a barriga aumenta muito de tamanho e pressiona o estômago.

Se estiver calor, a dica é tomar o chá gelado. Tudo que é gelado também ajuda muito a diminuir o enjoo.

Posso tomar chá com adoçante ou açúcar?

O adoçante não é aconselhável durante a gravidez, o açúcar, melado ou mel podem ser uma alternativa, sempre procurando não adoçar demais ou, se gostar de chá puro, melhor ainda.

O chá pode ser uma ótima alternativa para substituir ou reduzir a quantidade de café e tem outras vantagens que vamos compartilhar com você, mas é bom lembrar que toda erva tem algo de cafeína, nos casos que listamos acima, a quantidade é reduzida e por isso não há riscos.

Chá após o jantar melhora ou atrapalha?

Se a sua refeição for muito volumosa, ingerir mais líquido pode aumentar ainda mais o volume do estômago, nesses casos, você pode tomar apenas meia taça. Não tem problema inclusive utilizar a mesma dosagem de erva, o chá ficará um pouco mais forte que uma taça cheia, ou seja, terá o mesmo benefício, porém com menos líquido para um estômago.

Posso tomar os chás prontos que vendem no supermercado?

A maioria das vezes estes chás são preparados a base de chá mate. O chá mate tem muita cafeína, similar ao chá preto. Considerando que além da cafeína, estamos falando de um chá industrializado, portando uma bebida que terá muito açúcar ou muito adoçante, eu não recomendo.

Sempre que possível é bom evitar as bebidas e alimentos industrializados. Por isso, minha recomendação é fazer em casa e manter na geladeira e já que fazemos em casa, escolher outra opção que não seja o chá mate, para evitar a cafeína.

Chá mate faz mal para as gestantes?

Não existem experimentos científicos porque, claro, não é ético fazer um teste e arriscar uma consequência negativa a um futuro bebê. Baseado em que os chás abortivos geralmente possuem cafeína, algo comprovado em experimentos em ratos, a recomendação geral é evitar este tipo de chá, assim como é bom evitar o café.

Pode acontecer e acontece que uma gestante tome chá mate durante toda a sua gestação e o bebê nasce saudável com uma gravidez que acontece sem complicações, porém não podemos garantir que todas as gestantes são iguais, por isso é melhor não arriscar, pois dependendo do metabolismo e de como está a gravidez, os efeitos de uma erva podem ser diferentes de pessoa para pessoa.

Chimarrão e tererê são seguros durante a gravidez?

O chimarrão possui muito antioxidante, é um chá muito bom para o organismo, mas como este chá também tem um teor de cafeína alto, inicialmente não é recomendado. Na dúvida é sempre bom ter uma conversa frente a frente com seu médico ou nutricionista, que poderá fazer uma recomendação personalizada para você, considerando se você já possui o hábito de consumir o chimarrão para indicar ou não uma dose e quantidade segura.

Que outros chás uma gestante pode tomar?

Falamos das ervas, que todas podem ter uma certa quantidade de cafeína, mas também é possível tomar chás de frutas, que podem ser consumidos sem risco. Dois bons exemplos são:

  • Chá de gengibre, que é uma raiz, pode ser uma ótima opção para quem está sentindo enjoo. A quantidade de gengibre a ser utilizada para fazer o chá é o que chamamos de moeda, ou seja, uma rodela de gengibre que você coloca na água até ferver e deixa esfriar.
  • Chá de casca de limão também é uma opção que desce bem, ele é tão bom que só de raspar o limão e sentir o aroma desse processo, a gente já sente o benefício de redução de enjoo.

Receitas de chás digestivos para gestantes:

Chá de maçã: cortar a maçã em pedaços pequenos, agregar hortelã para ajudar na digestão. Mantenha na água até ferver. Ao alcançar fervor desligue o fogo e tampe para abafar por 5 minutos. Tome frio ou quente.

Chá de abacaxi: pode ser feito com a casca do abacaxi, mas no caso de utilizar a casca é importante utilizar uma fruta orgânica, para não fazer um chá de veneno. O chá de abacaxi também é muito digestivo, principalmente se agregar um pouco de gengibre e hortelã.

Monica RomeiroSou Monica Romeiro, mãe do Lucas e da Larissa. Amo compartilhar minhas experiências e passar informações corretas e seguras para as mulheres que sonham em engravidar, para gestantes e para mamães. Convido você a conhecer meu blog e canal no YouTube.


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest