Como planejar o chá de bebê perfeito
Um chá de bebê tem dois objetivos principais: celebrar a chegada do bebê com amigos e familiares e ganhar os últimos presentes para o enxoval. A gestante deve se preocupar o menos possível com a festa, delegando a organização para a madrinha da criança, irmã, mãe, tia ou amigas próximas.
Para definir a data, é interessante escolher algum sábado ou domingo já no terceiro trimestre de gravidez. Neste período a gestante já sabe o sexo da criança e costuma estar ansiosa para o nascimento. Assim a festa ajudará a aliviar a tensão e animar os familiares para o grande dia.
Mas lembre-se: marque o chá de bebê antes de completar a 36ª semana, para evitar que o bebê nasça antes do evento.
Defina o local do chá de bebê
Como falamos, a gestante não deve ter trabalho com a festa, já que no fim da gravidez ela costuma estar menos disposta. Por isso, é interessante escolher um salão de festas ou a casa de um familiar ou amiga que possui um bom lugar para o evento.
Monte e lista de convidados
A gestante precisa ter papel ativo nesse momento. Ela pode convidar apenas mulheres, fazer um chá misto (com homens) ou fazer mais de um evento, um para familiares e outro para colegas do trabalho, por exemplo.
É importante definir o número de convidados antes de passar para os próximos passos, assim é possível estipular a quantidade de comida e bebidas, os presentes e o tempo de duração da festa.
Escolha o tema e a decoração
É importante escolher o tema do chá de bebê para definir a decoração. Você pode optar por algo mais simples, com apenas bexigas e uma mesa decorada, ou fazer uma festa temática.
Se optar pela segunda opção, vale investir em bandeirinhas, arranjos para portas e mesas e enfeites para as paredes seguindo as cores do tema. Também é possível fazer um chá rosa e azul e revelar o sexo do seu bebê para os convidados no final do evento.
A lista de presentes é fundamental
A gestante deve fazer uma lista de tudo o que ainda não comprou ou itens extras para o enxoval do bebê como artigos de higiene, babadores, body, camisetas, calças com pezinho e panos para a boca. Muitas mães colocam fraldas, mas deve-se pensar bem, pois algumas crianças não se adaptam a certas marcas deste produto.
Para aquelas que terão duas festas diferentes, é possível pedir apenas roupas em um dos eventos e realizar o outro com itens de higiene.
Pais que dispensam os presentes podem pedir uma lata de leite em pó para cada convidado e encaminhar esse material para doação, ou até mesmo pedir os comes e bebes da festa, reduzindo os custos da festa.
Brincadeiras alegram o evento
A pessoa responsável pela festa também deve ter uma lista com as brincadeiras que acontecerão durante o chá e todos os itens necessários para ela (fraldas, maquiagem, acessórios de cabelo, fitas e tesoura, por exemplo).
Algumas opções de brincadeiras são:
– A gestante adivinhar os donos de cada presente;
– Proibir o uso de algumas palavras, como “bebe” e o nome dos futuros pais;
– Envio de mensagens criativas para o bebê, tentando adivinhar o seu sexo;
– Adivinhar o tamanho da barriga da gestante (com uma fita para cada convidado).
Para cada caso, é interessante dar presentinhos para os convidados vencedores de cada brincadeira, além de escolher lembrancinhas para alegrar todos os presentes ao fim do chá.