Dieta para gestantes acima do peso

28 May, 2019 ,
dieta para grávidas

O excesso de peso durante a gravidez gera um aumento de riscos para a mãe e para o bebê, porém com um com um bom controle do peso é possível reduzir estes riscos e manter uma gestação saudável e tranquila para você e seu bebê.

Caso ainda está planejando a gravidez e pretende reduzir o peso para prevenir riscos, lembre-se que é muito importante fazer uma dieta que mantenha o nível nutricional necessário para que você tenha uma boa saúde e todos os nutrientes que o bebê precisa para seu desenvolvimento saudável. Faça dieta com acompanhamento de um nutricionista.

Quantos quilos posso ganhar durante a gravidez?

O normal durante a gravidez é ganhar entre 9 e 15 kg, mas estes são apenas números de referência geral que devem ser personalizado de acordo com cada gestante, uma vez que muitos fatores influenciam, sendo um deles o peso da mulher antes de engravidar. Não existe uma dieta para grávidas única, cada gestante precisa ser acompanhada de forma individualizada. No entanto, se quiser conhecer os alimentos mais recomendados e aqueles que não são indicados, baixe nosso ebook sobre alimentação durante a gravidez:

ebook gratis alimentação e gravidez

Como saber se estou acima do peso?

A equipe profissional que acompanha a sua gravidez é a que melhor determinará se você está com sobrepeso e em que medida, e se deve seguir algum tipo de dieta para gestantes com sobrepeso.

No entanto, uma referência bastante confiável é o Índice de Massa Corporal (consiste em dividir nosso peso em kg pela altura em metros ao quadrado). Essa fórmula resulta em uma figura que, no caso de exceder 24,9, indica sobrepeso ou obesidade. Por outro lado, um número abaixo de 18,5 indica um peso muito baixo, o que também pode implicar em riscos para a gestação.

Quando você sabe o seu IMC, pode usar como referência a tabela a seguir, do Instituto de Medicina (IQM), que contém recomendações sobre quantos quilos devemos ganhar durante a gravidez se estivermos com sobrepeso ou obesidade:

IMC (Kg/m2) Classificação Ganho de peso total
25-29.9 Sobrepeso 7-11,5 kg
>30 Obesidade 5-9 kg

Recomendações para controlar o peso

  • Tenha uma dieta o mais equilibrada e variada possível.
  • Evite, principalmente, os doces, os alimentos pré-cozidos, o excesso de sal e as gorduras.
  • Procure cozinhar no forno ou ao vapor, evitando as frituras.
  • Beba muito líquido, em especial beba água.
  • Pratique exercícios moderados diariamente.
  • Priorize os cereais, legumes e, em geral, os alimentos de origem vegetal, pois contêm a quantidade necessária de fibra e água.
  • Limite o consumo de carne vermelha. A carne branca e o peixe são fontes de proteínas mais saudáveis.
  • É muito melhor fazer cinco ou seis refeições leves ao dia do que refeições pesadas, ou seja, coma menos quantidade e mais vezes ao dia, esta estratégia também ajuda a diminuir o enjoo.

Riscos do sobrepeso para a mãe e seu bebê

  • As gestantes com sobrepeso ou obesidade têm um maior risco de sofrer com doenças e complicações durante a gravidez e o parto, como a hipertensão e diabetes gestacional, duas doenças que já são bastante comuns na gravidez. O problema é que o excesso de peso pode aumentar a gravidade dessas patologias e até mesmo provocar sua cronificação após a gravidez.
  • O uso de instrumentos, como fórceps, e rasgos ou hemorragias no parto também é mais comum em mulheres com sobrepeso.
  • Por outro lado, vários estudos têm relacionado uma taxa maior de abortos espontâneos, nascimentos prematuros, nascimentos de bebês com alto peso sob risco de sofrer distócia de ombro (o encaixe de ombros no parto), e até mesmo a cesariana eletiva devido à desproporção céfalo-pélvica é necessária.
  • Além disso, o desconforto típico da gravidez, como dores musculares, dificuldades de mobilidade à medida que o bebê cresce, varizes etc., são geralmente mais leves e mais fáceis de aguentar estando no peso adequado.

Por estas razões, sempre que possível, é melhor perder peso antes da gravidez para evitar o risco de complicações em sua saúde e na do seu futuro bebê.

Definitivamente, consultar um nutricionista para que, se ele considerar apropriado e necessário, recomende a dieta mais adequada e personalizada é o melhor para quem está planejando a gravidez. No entanto, o nutricionista também pode te ajudar durante a gravidez para que você garanta todos os nutrientes importantes para você e para o bebê, mas que não engorde mais que o necessário.

 

 

Susana Joya, Assessora Científica Igenomix.

 

 

 


Quem leu este post também se interessou por:

subir
Solicitação de Informações

Pin It on Pinterest